Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Júlio César de Vargas
dc.date.accessioned2017-04-17
dc.date.available2017-04-17
dc.date.issued2010-07-28
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Júlio César de Vargas. Values of money an analysis of the influence of the perception of the money in the choice of the profession. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4565
dc.description.abstractThe present study sought to determine the influence of perceptions of money in the choice of profession by undergraduate students. To do this, the questionnaires were applied with both respondents 1,139 educational institutions from public and private. The data were analyzed by factor analysis, statistical tests (ANOVA, t Test and correlation) and regression analysis. In factor analysis, were validated 14 factors (Conflict, Happiness, Power, Concern, Sociocultural, Detachment, Complexity, Evolution, Social Status, Social Inequality, Stability, Pleasure, Technological Development and Social Equity). Among the determining factors in the choice of profession, high remuneration has occupied the third place on the scale of importance, second only to personal fulfillment and the labour market. In the first model of regression analysis, was found a positive relationship of Happiness factor associated with the money and a negative relationship to the Socio-cultural Development factor linked to money. In the second model of regression analysis, whose idea that professions who earn more money are the most valued, the positive influence of factors Happiness, Social Status, Technological Development, Social Inequality and Conflict, and a negative influence of factors Stability and Concern. Students interviewed had higher average for the factor linked to money Evolution, indicating the idea of claim with respect to investment that are performing in education. The ANOVA test found no significant difference in the variables marital status, religion, religious principles, area of expertise of the degree course, race, ancestry and family group's income. In regression analysis was found a positive relationship of Happiness factor associated with the money and a negative relationship to the Socio-cultural Development factor linked to money.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectValorespor
dc.subjectEstudantes de graduaçãopor
dc.subjectDinheiropor
dc.subjectValueseng
dc.subjectGraduate studentseng
dc.subjectMoneyeng
dc.titleValores do dinheiro: uma análise da influência da percepção do dinheiro na escolha da profissãopor
dc.title.alternativeValues of money an analysis of the influence of the perception of the money in the choice of the professioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo buscou verificar a influência da percepção do dinheiro na escolha da profissão por parte dos estudantes dos cursos de graduação. Para isso, foram aplicados questionários junto a 1.139 entrevistados, tanto de Instituições de ensino públicas como de privadas. Os dados foram analisados através da Análise Fatorial, testes estatísticos (ANOVA, teste t e Correlação) e análise de regressão. Na Análise Fatorial, foram validados 14 fatores (Conflito, Felicidade, Poder, Preocupação, Desenvolvimento sócio-cultural, Desapego, Complexidade, Evolução, Status Social, Desigualdade Social, Estabilidade, Prazer, Desenvolvimento Tecnológico e Igualdade Social). Dentre os fatores determinantes na escolha da profissão, a alta remuneração ocupou o terceiro lugar na escala de importância, perdendo apenas para a realização pessoal e o mercado de trabalho. No primeiro modelo de análise de regressão, foi encontrada uma relação positiva do fator Felicidade associada ao dinheiro e uma relação negativa para o Fator Desenvolvimento sócio-cultural vinculado ao dinheiro. No segundo modelo da análise de regressão, cuja idéia de que as profissões que ganham mais dinheiro são as mais valorizadas, verificou-se uma influência positiva dos fatores Felicidade, Status Social, Desenvolvimento Tecnológico, Desigualdade Social e Conflito, e uma influência negativa dos fatores Estabilidade e Preocupação. Os estudantes entrevistados apresentaram maior média para o fator Evolução vinculado ao dinheiro, indicando a idéia da pretensão com relação ao investimento que estão realizando em educação. O teste ANOVA encontrou diferença significativa nas variáveis estado civil, religião, princípios religiosos, área de conhecimento do curso de graduação, raça, ascendência e renda do grupo familiar. Na análise de regressão foi encontrada uma relação positiva do fator Felicidade associada ao dinheiro e uma relação negativa para o Fator Desenvolvimento sócio-cultural vinculado ao dinheiro.por
dc.contributor.advisor1Vieira, Kelmara Mendes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762909U6por
dc.contributor.referee1Ceretta, Paulo Sergio
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707322J1por
dc.contributor.referee2Pizzolato, Morgana
dc.contributor.referee2LattesPIZZOLATO, M.por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4719371A8por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples