Gestão de redes: a arte da geração de novos benefícios
Resumo
O desafio do presente trabalho é o de aprofundar o conhecimento, ampliar seu domínio,
oferecer uma visão analítica mais profunda sobre o tema referente à geração de benefícios
pelas redes interorganizacionais e à direção dos novos benefícios em um ambiente cada vez
mais competitivo pela criação de novas redes interorganizacionais e também pela incerteza
sobre as expectativas dos participantes ao longo do relacionamento. Em alguns casos, também
apresenta-se o comportamento individualista, onde não existe a partilha de conhecimentos e o
comportamento estável presente em algumas redes interorganizacionais. A partir disso, um
estudo sobre os benefícios contribui para que as redes interorganizacionais propiciem aos seus
participantes um poder de competitividade e de relevância no mercado, capaz de suplantar os
limites individuais de cada integrante e, com isso, ter condições de buscar auxílio para que seu
empreendimento floresça, cresça e gere frutos. O método utilizado para o desenvolvimento
deste trabalho foi uma pesquisa survey - exploratória, baseando-se na forma de análise
qualitativa e quantitativa. Isso porque a análise, a interpretação e a apresentação dos dados se
valerão, em determinados momentos, de dados numéricos, aplicando estatísticas univariadas e
multivariadas e, em outros, de aspectos interpretativos das entrevistas realizadas. Nos
resultados encontrados, pode-se verificar que a respeito da constituição e gestão das redes,
pode-se verificar que esse processo acontece de forma similar entre as redes pesquisadas,
demonstrando que os benefícios iniciais não são suficientes para manter as vantagens
competitivas, pelo fato de redes concorrentes estarem se formalizando pelos mesmos
benefícios iniciais. Ao final desse trabalho, a partir dos resultados apresentados, pode-se
responder ao último objetivo específico, o de identificar a direção dos novos benefícios para
as redes interorganizacionais. A direção dos novos benefícios se mostrou a partir tanto das
entrevistas e dos resultados da análise quantitativa, que as redes estão se preocupando mais
com seu processo de desenvolvimento, através da troca de experiências e conhecimentos, o
que, a partir dessas interações, conseguirão novas ideias e novos benefícios para, com isso,
atingir uma maior legitimidade no mercado e consequentemente maior sustentabilidade. Essa
preocupação demonstrou que as redes interorganizacionais brasileiras, para conseguirem
maior competitividade no mercado em que atuam, devem ser qualificadas para uma gestão
mais dinâmica na troca de informações e conhecimentos.