Contribuições dos aspectos culturais na implementação do planejamento estratégico
Fecha
2011-03-18Metadatos
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O Planejamento Estratégico corresponde a um ferramenta de gestão amplamente utilizada pelas organizações. No entanto, a implementação dessa ferramenta pode provocar mudanças na estrutura organizacional da empresa. Em função dessas mudanças, para iniciar um processo de formulação e implementação estratégica é necessário levar em conta os aspectos relacionados à cultura da organização, pois, da mesma forma que os aspectos culturais são influenciados pelo processo de mudanças, eles influenciam nas decisões estratégicas. Devido à necessidade de levantar informações sobre a cultura da organização que possibilitem aumentar a eficácia do Planejamento Estratégico, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os aspectos culturais que contribuem para a implementação do Planejamento Estratégico. Para abarcar o objetivo proposto utilizou-se a metodologia de estudo de caso, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, cuja análise foi realizada através da metodologia proposta por Moraes (2003). Os aspectos culturais foram estudados com base no modelo de Trompenaars (1994), o qual sugere a análise do perfil cultural de uma organização através de sete dimensões, sendo cinco delas relacionadas aos relacionamentos e regras, uma com a forma como a empresa gerencia o tempo e uma relacionada à sua relação com a natureza. Os resultados obtidos evidenciaram que os aspectos culturais constituem uma importante variável de estudo quando se pretende implementar uma ferramenta de gestão. No caso do Planejamento Estratégico as dimensões Universalismo x Particularismo; Coletivismo x Individualismo; Difuso x Específico; Sincrônica x Sequencial foram as que se revelaram de maior influencia para a eficácia da ferramenta.