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dc.creatorSilva, Andressa Hennig
dc.date.accessioned2017-04-06
dc.date.available2017-04-06
dc.date.issued2012-03-21
dc.identifier.citationSILVA, Andressa Hennig. Corporate rituals as a strategy of legitimating organizational values in familiar enterprises. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4601
dc.description.abstractThis work proposes analyzing the values legitimated by organizational rituals practiced in a familiar enterprise of the branch of drinks. The choice for the organization object of this study is a familiar enterprise that has been in the market for 87 years, in the fourth generation of the family, has declaration of organizational values and makes use of the practice of rituals viewing to disseminate its philosophy. The importance of these familiar enterprises in the entire world is undeniable; in Brazil they represent about 90% of the total. The familiar firms have peculiar characteristics; therefore it is a kind of organization that still deserves being studied. Differently of most of the studies about familiar enterprises that center the succession of the management, this study aims to answer the following research question: How do the organizational rituals legitimate the organizational values in familiar enterprises. The theoretical reference that holds up this research is based upon Lodi s ideas of familiar enterprise; after, we show the argument about organizational values following Kabanoff and Dally (2002). The concept of rituals is presented based on the following authors: Peirano (2003), Trice and Beyer (1985) and Van Gennep (1978). And finally, the concept of legitimation that follows the ideas of Berger and Luckmann (2008). This research characterizes as study of a single case. The means used to get the data were: semi-structured interviews, observation and documental research. For the data analysis the method of analysis was used. From this analysis twenty beginning categories emerged; five intermediate and two final. As main results we see that clearness and dissemination of values declared among the main leadership is one of the factors that contribute for its legitimation in the practice of rituals; just as it was realized that the different areas of the company play its own rituals, was also demonstrated that the rituals that contribute most in the dissemination of the declared values are: sectoral meeting, organizational socialization, evaluation of PQF (quality program Fruki) and performance evaluation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectValores organizacionaispor
dc.subjectRituais corporativospor
dc.subjectLegitimaçãopor
dc.subjectEmpresa familiarpor
dc.subjectOrganizational valueseng
dc.subjectCorporate ritualseng
dc.subjectLegitimacyeng
dc.subjectFamiliar enterpriseeng
dc.titleRituais corporativos como estratégia de legitimação dos valores organizacionais em empresas familiarespor
dc.title.alternativeCorporate rituals as a strategy of legitimating organizational values in familiar enterpriseseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a analisar os valores legitimados pelos rituais organizacionais praticados em uma empresa familiar do ramo de bebidas. A escolha da organização, objeto desde estudo, é uma empresa familiar, que está no mercado há 87 anos, na 4ª geração da família, possui declaração dos valores organizacionais e faz uso da prática de rituais com vistas a disseminar sua filosofia empresarial. É inegável a importância das empresas familiares no mundo inteiro, sendo que, no Brasil, chegam a representar cerca de 90%. As empresas familiares possuem características peculiares, portanto é um tipo de organização que ainda merece ser estudada. Diferentemente da maioria dos estudos sobre empresas familiares, que focam a sucessão de gestão, este estudo visa fazer frente à seguinte questão de pesquisa: Como os rituais organizacionais legitimam os valores organizacionais em empresas familiares. O referencial teórico que sustenta esta pesquisa é baseado nas ideias de Lodi de empresa familiar, depois, mostramos a discussão sobre os valores organizacionais seguindo Kabanoff e Dally (2002). O conceito de rituais são apresentadas com base nos seguintes autores: Peirano (2003), Trice e Beyer (1985) e Van Gonnep (1978). E, finalmente, o conceito de legitimação que segue as ideias de Berger e Luckmann (2008).Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso único. Os meios utilizados para a obtenção dos dados foram: entrevistas semiestruturadas, observação e pesquisa documental. Para a análise dos dados, empreendeu-se o método de análise de conteúdo. Desta análise, emergiram vinte categorias iniciais, cinco intermediárias e duas finais. Como principais resultados, observa-se que a clareza e disseminação dos valores declarados entre as principais lideranças é um dos fatores que contribuem para sua legitimação na prática de rituais; assim como se percebeu que as diferentes áreas da empresa desempenham rituais próprios; também foi evidenciado que os rituais que mais contribuem na disseminação dos valores declarados são: reuniões setoriais, socialização organizacional, avaliação do PQF (programa de qualidade Fruki) e avaliação de desempenho.por
dc.contributor.advisor1Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718561583412717por
dc.contributor.referee1Pereira, Breno Augusto Diniz
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919338859562451por
dc.contributor.referee2Garay, Angela Beatriz Scheffer
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0726302720276132por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4165957457654666por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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