Investigação dos aspectos que sustentam a gestão do conhecimento nas organizações: relações entre o estilo e as ferramentas utilizadas
Resumo
A gestão do conhecimento constitui-se num tema emergente e relevante ao contexto
organizacional, principalmente àquelas organizações que vislumbram manutenção,
crescimento, competitividade e inovação no mercado. Nos dias de hoje, é dispensável
discorrer ou colocar em questão a importância da gestão do conhecimento para as
organizações. O que ainda se busca são estudos que tornem mais palpáveis e, de algum modo,
facilitem e potencializem a utilização deste recurso tão pertinente na atualidade. Assim, o
objetivo deste estudo foi verificar quais ferramentas são utilizadas para sustentar cada etapa
do processo de gestão do conhecimento nas organizações: identificar, obter, distribuir,
utilizar, criar, compartilhar, sustentar e descartar, relacionando-as ao estilo de gestão:
dinâmico, passivo, orientado para pessoas e orientado para sistemas. Para dar suporte ao
modelo da pesquisa foram considerados os estudos de De Sordi (2008) que apresenta um
modelo de gestão do conhecimento contendo etapas definidas e, os estudos de Choi e Lee
(2003) relacionados ao estilo de gestão do conhecimento. Quanto ao método da pesquisa
utilizou-se um estudo multi-caso, de abordagem qualitativa, onde a coleta de dados ocorreu
através de observações diretas, análise de documentos e entrevistas individuais semiestruturadas
com oito respondentes em quatro organizações que atuam no desenvolvimento de
softwares. Como resultado constata-se que o estudo inova ao trazer à luz ferramentas práticas
utilizadas pelas organizações em cada etapa do processo de gestão do conhecimento, ou seja,
ações rotineiras que permitem o máximo possível de aproveitamento do conhecimento
pertinente ao contexto interno da organização. Assim, o estudo aponta contribuições tanto ao
meio acadêmico uma vez que, minudencia aspectos intrínsecos pouco abordados por teóricos
que descrevem etapas para o processo de gestão do conhecimento, quanto para o meio
profissional podendo servir de parâmetro para organizações que sentem necessidade de gerir
melhor o conhecimento que circunda em seu meio e não dispõem de exemplos para esta
efetiva gestão. Do mesmo modo concluiu-se que a gestão do conhecimento pode ser eficiente
independentemente da orientação que a empresa possui quanto ao estilo de gestão, porém o
estilo precisa ser observado no momento de se criar ferramentas ou meios para gerir o
conhecimento.