Alinhamento estratégico entre o negócio e a tecnologia da informação em instituições federais de ensino superior
Fecha
2012-06-20Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A partir do surgimento da Tecnologia de Informação (TI) na metade do século XX, tornou-se notável a relação de dependência que se estabeleceu entre o uso de Sistemas de Informação (SI) e processos de trabalho. Através deste pensamento, torna-se fundamental a busca pelo alinhamento entre a Tecnologia da Informação e os planos estratégicos organizacionais, visando a obtenção de resultados que facultem o sucesso empresarial. O alinhamento estratégico refere-se à aplicação da TI do modo correto, no tempo correto e em harmonia com as estratégias de negócios (LUFTMAN; BRIER, 1999). Promover o alinhamento das estratégias de negócio com a TI tem sido objeto de estudo de muitos trabalhos. No entanto, ainda existe nas organizações, sobretudo no Brasil, uma dificuldade em perceber as melhorias que a TI pode proporcionar para a competitividade das empresas (AFFELDT e VANTI, 2007). Diante desse cenário de inovações constantes, o objetivo deste estudo firmou-se em verificar os recursos sustentadores no alinhamento entre o Negócio e a Tecnologia de Informação em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Neste sentido, foi realizada uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa por meio da aplicação de entrevistas com os gestores das áreas de Planejamento e Tecnologia da Informação de três Universidades Federais do Rio Grande do Sul. Para tanto, foi utilizado como balizador da pesquisa o modelo de Alinhamento Estratégico de Rezende (2002) o qual apresenta recursos sustentadores para o alinhamento estratégico, bem como seu instrumento de coleta de dados, o qual deu origem ao protocolo de entrevista desta pesquisa. Em suma, de acordo com o objetivo de identificar os principais recursos sustentadores do alinhamento entre o Negócio e a TI pode-se diagnosticar de forma geral que os recursos Pessoas ou Recursos Humanos e Tecnologia da Informação são os maiores responsáveis pelo sucesso do alinhamento estratégico comunicacional nas Instituições Federais de Ensino Superior no Rio Grande do Sul. Tais resultados direcionam a compreensão de que o alinhamento estratégico pode estar relacionado à maturidade das instituições, uma vez que a instituição mais antiga apresentou melhores resultados e a instituição mais jovem, resultados menos consistentes. De acordo com Luftman (2003) o alinhamento estratégico é algo difícil de obter e mais difícil de manter. Sendo assim, o desafio destas instituições é manter os aspectos positivos, os recursos sustentadores deste alinhamento e potencializar os recursos vacantes.