Mostrar registro simples

dc.creatorRiss, Luciana Aita
dc.date.accessioned2017-04-17
dc.date.available2017-04-17
dc.date.issued2012-05-25
dc.identifier.citationRISS, Luciana Aita. Acceptance of distance education: a study with students of the UAB/PNAP of Federal University of Santa Maria. 2012. 154 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4608
dc.description.abstractThe current growing of distance learning in Brazil makes two topics to be usually associated with this growing and discussed: the increase in the access from the people to university and peoples professional qualification improvements. The effectiveness of distance learning implementation in different institutions is directly related to the student s acceptance for this new learning model. In this sense, the comprehension of this acceptance and the understanding on how this phenomenon occurs individually brings important information to identify potential issues and/or resistance. Thus, this work had as main goal to detect the factors that have influence over students in order to make them to accept distance learning. In order to achieve this, the acceptance was checked using the Lee scale (2010). The Kirton scale (1976) was also applied to verify the cognitive style of each student. A survey was applied to 236 students from Programa Nacional de Formação de Administração Pública at the Universidade Federal de Santa Maria. The Structural Equation Model was used as main technique to analyze data resulting from the survey. The Lee model (2010) proved to be appropriate to understand the acceptance of distance learning. This was due the Confirmatory Factorial Analysis presented good indication of adjusts. In order to answer the first hypotheses of the study, which are relations among several constructs, the Structural Equation Modeling was made, using an overall sampling. From the thirteen proposed hypotheses, eight were confirmed: utility has relation with confirmation; easiness has relation with utility; confirmation has relation with satisfaction; utility has relation with use attitude; easiness has relation with use attitude; entertainment has relation with use attitude; satisfaction has influence in use attitude; and the relation between focus and use attitude is negative.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectEstilo cognitivopor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectDistance Learningeng
dc.subjectCognitive styleeng
dc.titleAceitação do ensino a distância: um estudo com alunos do PNAP/UAB da Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeAcceptance of distance education: a study with students of the UAB/PNAP of Federal University of Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoCom o crescimento do ensino a distância no Brasil, dois temas são recorrentes: a democratização do acesso ao ensino superior e a necessidade da formação das pessoas, como fator para a qualificação profissional. Observa-se que a efetivação dos benefícios esperados com a implementação do ensino a distância nas instituições de ensino depende da aceitação desta inovação pelos alunos. Neste contexto, a compreensão da aceitação individual do ensino a distância fornece subsídios importantes para identificar potenciais resistências. Dessa forma, este estudo teve como objetivo geral diagnosticar os fatores que influenciam os alunos a aceitar o ensino a distância. Para tanto, foi averiguada a aceitação do ensino a distância utilizando a escala de Lee (2010) e aplicada a escala de Kirton (1976) para verificar o estilo cognitivo dos alunos. Foi conduzida uma pesquisa do tipo survey, com 236 alunos do Programa Nacional de Formação de Administração Pública da Universidade Federal de Santa Maria e utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais como técnica principal para a análise dos dados. O modelo de Lee (2010) mostrou-se adequado para compreender a aceitação do ensino a distância, pois a Análise Fatorial Confirmatória apresentou bons índices de ajuste. Para responder as hipóteses do estudo, foi realizada a Modelagem de Equações Estruturais com a amostra total. Das treze hipóteses propostas, oito foram confirmadas: a utilidade possui relação com a confirmação; facilidade influencia a utilidade; confirmação possui relação com a satisfação; utilidade possui relação com a atitude de uso; facilidade possui relação com atitude de uso; diversão possui relação com a atitude de uso; satisfação influencia a atitude de uso; e a relação de dependência entre concentração e atitude de uso é negativa.por
dc.contributor.advisor1Grohmann, Márcia Zampieri
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154967504992274por
dc.contributor.referee1Battistella, Luciana Flores
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4970571132802995por
dc.contributor.referee2Bobsin, Debora
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9741757650191659por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4062193677718229por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples