Mostrar registro simples

dc.creatorPozzer, Ranice Höehr Pedrazzi
dc.date.accessioned2017-04-24
dc.date.available2017-04-24
dc.date.issued2012-12-05
dc.identifier.citationPOZZER, Ranice Höehr Pedrazzi. Manifestations of organizational culture in virtual enterprises - a case study. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4630
dc.description.abstractThe present study aims to investigate how different levels of manifestation of culture in companies where electronic interactions predominate are formed. To that, the tools for transmitting information in the companies studied and the processes of interactions adopted are identified in order to recognize the core ideology, perceived and exposed values and cultural practices, including myths, rituals and symbols. Were analyzed by the method of integrated case study seven virtual enterprises, characterized by the absence of physical thirst, geographical remoteness and employee interactions done predominantly by digital means. The adopted sources of evidence were semi-structured interviews with managers and partners of virtual enterprises, document analysis and content analysis listed in the pages of organizations and of the respondents in social networks. Data were analyzed from the perspective of content analysis, identifying cultural manifastations in virtual enterprises analyzed. From the perspective of differentiation, it was possible to identify that daily confrontations result in shared experiences, although those experiences have different meanings for each member of the organization. Then, the digital interactions proved sufficient to enable the sharing of aims and objectives. The availability of information on the internet about companies, allied to the ease of access to managers, facilitate the spread of values, although these values are often confused with the own managers personal characteristics. As contributions, this study allows some insights into virtual enterprises, especially regarding the use of time, the establishment of partnerships and flexible work, enabling further reflections on the boundaries between public and private companies in using telecommuting.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectTeletrabalhopor
dc.subjectEmpresas virtuaispor
dc.subjectInteraçõespor
dc.subjectOrganizational cultureeng
dc.subjectTelecommutingeng
dc.subjectVirtual enterpriseseng
dc.subjectInteractionseng
dc.titleManifestações da cultura organizacional em empresas virtuais - um estudo de casopor
dc.title.alternativeManifestations of organizational culture in virtual enterprises - a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar como se formam os diferentes níveis de manifestação da cultura em empresas onde as interações por meios eletrônicos predominam. Para tanto, são identificadas as ferramentas para transmissão de informações nas empresas em estudo e os processos de interações adotados, buscando identificar a ideologia central, valores expostos e percebidos e as práticas culturais, entre as quais os mitos, os rituais e os símbolos. Foram analisadas, segundo o método de estudo de caso integrado, sete empresas virtuais, caracterizadas pela ausência de sede física, afastamento geográfico dos colaboradores e interações predominantemente por meios digitais. As fontes de evidências adotadas foram entrevistas semi-estruturadas com gestores e colaboradores das empresas virtuais, análise documental e análise do conteúdo constantes nas páginas das organizações na internet e dos entrevistados nas redes sociais. Os dados coletados foram analisados sob a ótica da análise de conteúdo, identificando-se manifestações culturais nas empresas virtuais analisadas. Pela perspectiva da diferenciação, foi possível verificar que os enfrentamentos cotidianos resultam em experiências compartilhadas, embora essas experiências tenham significados distintos para cada membro da organização. Então, as interações por meios digitais se mostraram suficientes para permitir o compartilhamento de propósitos e objetivos. A disponibilidade de informações na internet sobre as empresas aliada à facilidade de acesso aos gestores facilitam a disseminação de valores, embora, muitas vezes, esses valores se confundam com as características pessoais dos próprios gestores. Como contribuições, o presente estudo permite alguns entendimentos sobre as empresas virtuais, principalmente quanto ao uso do tempo, ao estabelecimento de parcerias e à flexibilização do trabalho, possibilitando ainda reflexões sobre os limites entre público e privado nas empresas que utilizam o teletrabalho.por
dc.contributor.advisor1Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0718561583412717por
dc.contributor.referee1Garay, Angela Beatriz Scheffer
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0726302720276132por
dc.contributor.referee2Grohmann, Márcia Zampieri
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154967504992274por
dc.contributor.referee3Moura, Gilnei Luiz de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6056533356349635por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5142964898318831por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples