Resiliência e aprendizagem: um olhar sobre o comportamento de multiprofissionais da saúde
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2012-12-18Metadatos
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Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar o comportamento resiliente e sua contribuição para a aprendizagem de multiprofissionais da saúde do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS), de uma instituição federal de ensino superior, localizada no centro do Estado do Rio Grande do Sul. O PRMS constitui-se de uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu visando à formação de profissionais da área da saúde para a assistência, gestão e ensino. A metodologia empregada está fundamentada na abordagem quantitativa e qualitativa do tipo estudo de caso exploratório. Para a pesquisa quantitativa foram aplicados três instrumentos: Escala de Estresse no Trabalho (EET), de Paschoal e Tamayo (2004), Escala de Resiliência Job&Job (2003) e o Índice dos Estilos de Aprendizagem de Felder e Soloman (1991). Participaram do estudo 97 multiprofissionais residentes, matriculados no PRMS. Os dados foram organizados e armazenados num banco de dados no programa Excel (Office 2007). As variáveis sóciodemográficas e os itens que compõem os instrumentos foram analisados estatisticamente com o software SPSS versão 18.0 e SAS 9,02. A consistência interna das escalas, foi avaliada pelo Coeficiente de Alfa de Cronbach, atestando fidedignidade para medida e avaliação dos constructos. Os resultados obtidos apontam a prevalência do sexo feminino, faixa etária entre 20 a 29 anos, a maioria formada no período de 2010 a 2012 (73,19%), com predomínio em duas universidades locais; sendo uma pública (40,21%) e a outra particular (38,14%), pertencentes às múltiplas áreas do conhecimento no campo da saúde. Em relação à mensuração do estresse 57,73 % dos sujeitos apresentou médio baixo estresse. Quanto à resiliência 73,20% dos entrevistados apresentaram média alta resiliência. Os quatro fatores que compõem a resiliência, o de maior predominância foi o fator 1 - disposicional com 74,23%, seguido do fator 2 relacional com 73,20% ambos mensurando média alta resiliência entre os pesquisados. Quanto aos estilos de aprendizagem os de maior prevalência foi o estilo sensorial 76,29%, seguido do sequencial 67,01%, verbal 57,73% e o ativo 56,7%. A pesquisa qualitativa foi realizada com 12 gestores do PRMS, com base na entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, empregou-se o método de análise de conteúdo. Desta análise, emergiram quatro categorias não a priori: Gestão do PRMS, Comportamento Empreendedor, Comportamento Resiliente e Processo da Aprendizagem. O complementando das duas abordagens foi realizado pela técnica de triangulação dos dados. Os resultados da pesquisa permitiram identificar aspectos comportamentais nos multiprofissionais que influenciam diretamente na sua disposição de superação frente aos desafios de implantação da Proposta Político Pedagógica do PRMS. Para dar conta das dificuldades emergidas da atividade profissional, os multiprofissionais lançam mão da sua capacidade de reação positiva e adaptação, estruturando-se nos fatores de proteção da resiliência. Os resultados alcançados permitem afirmar a importância do comportamento resiliente dos multiprofissionais da saúde diante das atividades desenvolvidas no programa, com base numa metodologia critico reflexiva, embasada pelos pressupostos do sistema público de saúde, conduzidas por um modelo que prima pelo processo da aprendizagem.