O poder de inovação e a formulação da estratégia para sustentabilidade
Resumo
A gestão da inovação tem se tornado um fator primordial para o sucesso e a continuidade das
organizações, que podem obter vantagens (redução de custos, aumento da produtividade e
exploração de novos mercados), garantindo posições competitivas frente à concorrência como
resultado de investimentos em inovação. Mais importante ainda tem-se a questão das
inovações de produto e processo que podem vir a melhorar o desempenho ambiental das
empresas (PORTER e VAN DER LINDE, 1995; VAN BOMMEL, 2011), visto que há uma
grande visibilidade (tanto positiva quanto negativa) nos cenários nacional e internacional no
que se refere às questões ambientais. Este trabalho teve como objetivo identificar a influência
do poder de inovação na implementação da estratégia para a sustentabilidade de empresas do
setor mineral associadas ao IBRAM. Para analisar o poder de inovação (características de
atividade da inovação e da atividade ambiental), foram utilizados os modelos de Van
Bommell (2011) e de Barbieri (2011), visando identificar de que forma a capacidade das
organizações de reagir às pressões é influenciada pelo poder de inovação (característica da
atividade de inovação e da atividade ambiental). Para verificar de que modo a inter-relação
entre as pressões e os incentivos pode influenciar as empresas na implementação da estratégia
para sustentabilidade, adotando uma postura estratégica defensiva ou ofensiva, foram
adotados os estudos de Van Bommell (2011) e Orsatto (2002). A pesquisa caracteriza-se por
ser uma investigação de natureza qualitativa e exploratória realizada com entrevistas semi
estruturadas em empresas do Setor Mineral Brasileiro e; quantitativa e descritiva, por meio de
uma pesquisa survey. Os dados foram analisados por meio da análise univariada e bivariada,
teste de correlação de Ró de Spearman, análise da homogeneidade e regressão logística. Com
isso, por meio dos resultados foi possível verificar que as pressões nos ambientes
empresariais, de modo geral, têm exigido das empresas o estabelecimento de um
posicionamento estratégico em relação à sustentabilidade. As características da atividade de
inovação e da atividade ambiental são aspectos que influenciam a escolha da estratégia para a
sustentabilidade. A escolha da estratégia mais adequada proporciona melhoria das práticas de
gestão da inovação sustentável corporativa, reduzindo os impactos provocados pela atividade
industrial. Desse modo, pode-se observar que a inovação e a sustentabilidade são
fundamentais no ambiente competitivo empresarial. A integração desses conceitos torna-se
fundamental para a criação de novos produtos e processos visando à minimização de impactos
e garantindo a preservação ambiental para as gerações futuras. Com base nas análises
realizadas, pode-se concluir que as empresas buscam inserir os conceitos da inovação e da
sustentabilidade em sua estratégia corporativa.