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dc.creatorPôrto, José Leonir Cardoso
dc.date.accessioned2017-04-17
dc.date.available2017-04-17
dc.date.issued2013-06-21
dc.identifier.citationPÔRTO, José Leonir Cardoso. The process standardisation in undergraduate programme offices for a federal university. 2013. 295 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4658
dc.description.abstractIn the current scenario, where levels of demand arising from the development of society and institutional evaluation mechanisms exercise an increasing influence on higher education, the concern to offer a quality service needs to become a permanent effort. It is known that public institutions carry the stigma of its processes bureaucratisation, characterised by slowness in performing the activities and processes, generating a low level of satisfaction in the population with the services rendered, generally due to delays and poor quality. Within this context, noting the day-to-day organisation reality of an Undergraduate Programme Office from a Higher Education Public Institution, it was found that much information is lost in the transition from one administration to another due to a non-proper registration, which causes difficulties in knowledge management. Thus, the aim is to analyse, in this study, how the processes occur in Undergraduate Programme Offices and how they can be simplified and / or improved in order to ensure standardisation and increase its organisational effectiveness. The work clearly pointed the need for standardisation and the alignment of administrative and academic processes that are developed in Undergraduate Programme Offices, with a view to improving the quality of services provided by these organisational units. In this sense, it is presented as the result of the present work a manual of processes and routines for the Undergraduate Programme Offices for the Federal University of Santa Maria (Universidade Federal de Santa Maria) / RS (UFSM / RS).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurso de Graduaçãopor
dc.subjectProcessospor
dc.subjectGestão Públicapor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectUndergraduate Programmeeng
dc.subjectProcesseseng
dc.subjectPublic Administrationeng
dc.subjectUniversityeng
dc.titleA padronização de processos em coordenações de cursos de graduação de uma universidade federalpor
dc.title.alternativeThe process standardisation in undergraduate programme offices for a federal universityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo atual cenário, em que os níveis de exigência decorrentes da evolução da sociedade e dos mecanismos de avaliação institucionais exercem uma influência cada vez maior sobre a educação superior, a preocupação em oferecer um serviço de qualidade precisa se tornar um esforço permanente. Sabe-se que as instituições públicas carregam o estigma da burocratização de seus processos, caracterizadas pela lentidão na realização das atividades e processos, gerando um baixo nível de satisfação na população com os serviços prestados, em geral devido a atrasos e à baixa qualidade. Dentro deste contexto, observando a realidade do dia-a-dia organizacional de uma Coordenação de Curso de Graduação de uma Instituição Pública de Ensino Superior, verificou-se que muitas informações se perdem na transição de uma gestão para outra por não se apresentarem devidamente registradas, o que acarreta dificuldades na gestão do conhecimento. Assim, buscou-se analisar no presente estudo de que forma ocorrem os processos em coordenações de cursos de graduação e como podem ser simplificados e/ou melhorados, visando a garantir a padronização e o aumento da sua eficiência organizacional. O trabalho apontou claramente para a necessidade da padronização e o alinhamento dos processos administrativos e acadêmicos que são desenvolvidos em coordenações de cursos de graduação, tendo em vista a melhoria da qualidade dos serviços prestados por estas unidades organizacionais. Neste sentido, apresenta-se como resultado principal deste trabalho o Manual de processos e rotinas para as coordenações de cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM/RS).por
dc.contributor.advisor1Moura, Gilnei Luiz de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709921J3por
dc.contributor.referee1Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764371U2por
dc.contributor.referee2Nunes, Raul Ceretta
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792667H1por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2084947582828966por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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