Concurso público para docentes do magistério superior na UFSM: otimizando processos
Abstract
Os concursos públicos para Docentes do Magistério Superior contam com muitas particularidades durante o processo de realização dos certames. Na UFSM, a publicação da Resolução n. 020/2009 modificou as normativas desses concursos na Instituição. Sem deixar de considerar as melhorias proporcionadas pela publicação dessa Resolução, este trabalho buscou, como principal objetivo, propor melhorias que possam contribuir para aperfeiçoar a operacionalização e realização dos certames. Para atingir sua finalidade, esse estudo contou com quatro objetivos específicos: i) Realizar um levantamento de todos os concursos públicos docentes realizados pela Instituição, a partir da vigência da Resolução n. 020/2009 e fazer um diagnóstico dos certames; ii) Mapear as etapas que compõem o processo de abertura e realização de concurso para a carreira do Magistério Superior na UFSM; iii) Identificar as principais dificuldades e facilidades detectadas durante a realização dos concursos, sob a perspectiva dos membros das Comissões Examinadoras; iv) Identificar que práticas são adotadas por outras Instituições Federais de Ensino Superior quanto à realização dos certames docentes. Esse estudo aparece inserido na área de inovação na gestão pública, pois visou propor novas formas de operacionalização de processos, buscando atingir mudanças que proporcionem avanços e melhores resultados para o contexto público. Justificou-se a realização da presente pesquisa tendo em vista que a mesma se propôs a contribuir com sugestões práticas para a melhoria dos processos de concurso docente na UFSM, colaborando com o aperfeiçoamento da realização dos procedimentos envolvidos. Partindo dos objetivos propostos, esse estudo foi classificado como de natureza descritiva. Como estratégia de pesquisa, foi utilizado o método do estudo de caso, tendo como unidade de análise a Universidade Federal de Santa Maria. Esse método de pesquisa foi escolhido por estar alinhado com os objetivos propostos e com a questão de pesquisa que norteou o estudo. Quanto à forma de abordagem do problema, foi utilizado tanto o método qualitativo, quanto o método quantitativo. As sugestões e contribuições propostas por esta pesquisa estão elencadas a seguir: i) Criação de um formulário padrão para ser utilizado pelos Departamentos Didáticos em todos os processos de solicitação de abertura de Edital de preenchimento de vagas; ii) Unificação da Ata de instalação da Comissão Examinadora e da Ata de instalação do concurso público; iii) Unificação da Ata de divulgação dos resultados do concurso e da Ata do parecer final da Comissão Examinadora; iv) Mapeamento total do fluxo do processo de concurso, desde a origem da vaga até a homologação do resultado no Diário Oficial da União; v) Adotar outras formas de pesquisa das vagas na página dos concursos; vi) Tornar o checklist final do processo um documento obrigatório; vii) Disponibilizar as portarias de nomeação ou carta de convocação de candidatos na página do respectivo concurso; viii) Criação de um software para gerenciamento da documentação produzida durante o concurso; ix) Revisão e remodelação do Manual de Orientações Gerais para realização de concursos para Professores do Magistério Superior na UFSM.