Desenvolvimento profissional e pessoal dos técnicos administrativos em educação do CCSH/UFSM, frente aos desafios da expansão universitária
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de identificar a necessidade de
desenvolvimento profissional e pessoal dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) de
uma Instituição Federal de Ensino Superior, na área de Social e Humanas, e propor um Plano
de Desenvolvimento Profissional e Pessoal para os mesmos, tendo em vista as necessidades
impostas pelo processo de mudança e expansão, vivenciados pelas Instituições Federais de
Ensino Superior (IFES). Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, valendo-se
de metodologias quantitativas. A amostra da pesquisa foi composta por 51 servidores técnicoadministrativos
de um Centro de Ensino de uma Instituição Federal de Ensino Superior, aos
quais foi aplicado um questionário, em que buscou-se levantar as necessidades de capacitação,
por meio de um conjunto de questionamentos agrupados em construtos chaves, por área. Em
termos de Desenvolvimento Pessoal, buscaram-se as temáticas comumente associadas ao
comportamento humano no trabalho, como motivação, criatividade, liderança, trato com
conflitos, estresse, inovação e ética e sustentabilidade. Os dados obtidos foram analisados por
meios de softwares Windows Excel , SPSS 18 e SAS 9 . Foram realizadas estatísticas
descritivas simples, correlações. Os resultados evidenciaram que os TAE têm necessidades de
Desenvolvimento Profissional que envolve as novas tecnologias de informação, os processos
administrativos e gerencias dentre outros. Em relação às questões comportamentais ficou
evidenciado que se motivam por realização, e a criatividade em geral e mediana ou pouco
expressiva. As respostas obtidas orientaram a elaboração de um Plano de Desenvolvimento
Profissional e Pessoal no qual o Desenvolvimento Profissional foi proposto em duas etapas, na
primeira os cursos com índices iguais ou superiores a 70% de aceitação, na segunda etapa, os
que obtiveram indicação inferior a 70%. Em termo de o Desenvolvimento Pessoal constatouse
que a maiorias dos TAE trabalham sozinhos nas suas respectivas secretarias e não possuem
momentos de relaxamento, para conversarem trocarem experiências, para terem uma
convivência e integração, existe um isolamento invisível, promovido pelas atividades e
obrigações a cumprir, o que contraria a necessidade de filiação apresentada com índice de alta
aprovação de 61,57% dos TAEs. A aplicação do Plano de Desenvolvimento Profissional e
Pessoal dos TAE/CCSH promoverá o crescimento da qualidade de vida dos profissionais
envolvidos e o Centro ganhará com servidores mais capacitados e felizes, repercutindo a
eficiência e eficácia dos serviços prestado.