Satisfação e comprometimento organizaconal em cooperativas agrícolas
Resumo
Este estudo teve como motivação as lacunas sobre teorias de satisfação e de comprometimento organizacional envolvendo organizações do tipo Cooperativas, especificamente as cooperativas agrícolas. Tendo como objetivo principal identificar as relações entre a Satisfação e o Comprometimento Organizacional. Para analisar o comprometimento organizacional foi utilizada a escala desenvolvida por Medeiros e Enders (1998) e a escala de satisfação foi validada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa survey, de caráter descritivo, de natureza quantitativa, com 305 associados de quatro cooperativas agrícolas do estado do Rio Grande do Sul. Em relação à Satisfação em Cooperativas foram encontrados cinco fatores, sendo eles o Serviço, Insumo, Aspecto Social e Econômico, Localização e Estrutura Física e Atendimento. No que tange ao comprometimento organizacional, em relação aos associados, os resultados indicam um elevado comprometimento afetivo e instrumental. Através do teste t, pode-se observar uma relação entre as variáveis de perfil e os fatores de satisfação, sendo que os cooperados com mais de vinte anos de associado possui relação com o Serviço e a Localização da Cooperativa. Membros que não ocupam cargo de gestão têm maiores preocupações com o Serviço, o Insumo e o Aspecto social e econômico da sua cooperativa. No que diz respeito aos cooperados de curso superior e os que participam de atividades ou assembleias mais de uma a duas vezes por ano, são comprometidos instrumentalmente, enquanto que os que não ocupam cargo de gestão possuem comprometimento afetivo. Ao estabelecer relações entre os construtos, pode-se evidenciar que existem correlações na sua maioria moderadas. Por fim, no que se refere às relações existentes entre a satisfação e o comprometimento organizacional, observou-se uma forte correlação entre fator Serviço e o comprometimento afetivo, uma correlação moderada na maioria dos fatores e fraca apenas entre o enfoque Instrumental e o fator Atendimento.