Problema de alocação de salas e a otimização dos espaços no Centro de Tecnologia da UFSM
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Data
2015-03-26Segundo membro da banca
Simoneto, Eugênio de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Todo início de semestre letivo as instituições de ensino superior enfrentam o mesmo dilema: o de alocar disciplinas às salas de aula respeitando determinadas restrições. Esse problema é conhecido como Classroom Assignment Problem ou Problema de Alocação de Salas (PAS) e consiste na alocação de disciplinas, com horários já estabelecidos, a salas de aulas considerando-se a capacidade da sala e as necessidades dos docentes e discentes. Esse processo, geralmente, é resolvido pelas instituições de ensino manualmente o que além de levar vários dias para ser concluído muitas vezes não garante a alocação eficiente dos espaços. Tal situação também é a enfrentada pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que devido à crescente demanda e expansão da Instituição precisa se adaptar para alocar eficientemente os espaços disponíveis. Atualmente, o Centro conta com 14 cursos de graduação alocados em três prédios que dispõem de 47 salas, efetivamente utilizadas, com capacidades que variam entre 25 e 50 alunos. Sendo assim, este estudo se propôs a desenvolver uma nova configuração para a alocação de salas de aula do Centro de Tecnologia da UFSM a fim de tornar mais eficiente o uso dos espaços. Para tanto o trabalho teve como aporte metodológico os preceitos da pesquisa operacional de modo que foi desenvolvido um modelo matemático para representar o problema. Foram utilizados como referência os dados das disciplinas ofertadas no primeiro e segundo semestre de 2014. De modo geral, os resultados encontrados foram ao encontro dos objetivos propostos de otimizar os espaços e também demostraram algumas inconformidades como entre o número de vagas ofertadas pelas disciplinas e as capacidades das salas. Ademais, sugere-se que novos estudos sejam realizados, em especial com o uso de metaheurísticas, a fim de testar a qualidade das soluções apresentadas.