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dc.creatorMello Filho, Luiz Leandro de
dc.date.accessioned2017-04-18
dc.date.available2017-04-18
dc.date.issued2007-04-30
dc.identifier.citationMELLO FILHO, Luiz Leandro de. Relationship marketing apllied in cooperation network: the cases of Mania Sul network and Construmais network. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4753
dc.description.abstractIn the present study, relationship marketing actions have been approached from the symbiosis of the models described by Vavra (1993) and Souza (1997) in two groups of small retail sale companies together in a cooperation net. The nets 'Construmais' and 'Mania Sul", which work as a construction material store and a supermarket store, respectively, have been studied. These nets are composed of several small enterprises located in the central region of Rio Grande do Sul state and, have been created through a partnership between UFSM (Federal University of Santa Maria) and SEDAI/RS. It is named Program of Cooperation Nets. The study method was a multicase one, which made possible to analyse the above mentioned nets without worrying about comparing them. The research has been shared by the owners, the internal clients and the external clients. For the owners, a specific questionnaire answered by all owners has been used. Thew added up to 18 ones for 'Construmais' and 8 ones for 'Mania Sul'. For the internal and external clients two types of questionnaires have been used. They were structured in accordance with the scale 'Likert' and it used as a sample 71 and 84 internal clients and 393 and 383 external clients for 'Construmais' and for 'Mania Sul', respectively. This sample indication has been done considering an infinite population with a sample mistake of 3% counted by the 'Statistical Analysis System'. The results point out the increasing of sales in all stores of both nets, having as positive factors: better store windows, reduction of prices, the use of standardized uniforms of their employees and a better and faster service. Thus, it can be concluded that the model of cooperation nets is a favourable method for the small and medium businessmen who are able to become more competitive locally through actions of marketing on a collective and structured relationship, through the scale economy used in this sort of organizational group as it has been seen in these studied netseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMarketing de relacionamentopor
dc.subjectRedes de cooperaçãopor
dc.subjectCompetitividade empresarialpor
dc.subjectRelationship marketingeng
dc.subjectCooperation netseng
dc.subjectEnterprise competitioneng
dc.titleMarketing de relacionamento aplicado a redes de cooperação: os casos Mania Sul e Construmaispor
dc.title.alternativeRelationship marketing apllied in cooperation network: the cases of Mania Sul network and Construmais networkeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo presente estudo foram abordadas as ações de marketing de relacionamento, a partir da simbiose dos modelos descritos por Vavra (1993) e Souza (1997) em dois conglomerados varejistas de pequenas empresas, configurados em redes de cooperação. Estudaram-se as redes Construmais e Mania Sul que atuam, respectivamente, na comercialização de materiais de construção e supermercadista. Essas Redes são compostas por diversas pequenas empresas localizadas na Região Central do território Gaúcho e que foram constituídas, a partir da parceria, UFSM e a SEDAI/RS, denominado Programa Redes de Cooperação. O método de estudo foi o multicaso que possibilitou analisar as redes supramencionadas sem se ter a preocupação de compará-las. A pesquisa foi segmentada entre os proprietários, os clientes internos e os clientes externos. Para os proprietários foi utilizado um questionário específico em que todos os proprietários responderam, totalizando 18 e 8, respectivamente das Construmais e Mania Sul. Para os clientes internos e externos foram utilizados dois tipos de questionários estruturados na forma de escala Likert, tendo-se como amostra: 71 e 84 clientes internos, e 393 e 383 clientes externos, justamente das redes Construmais e Mania Sul. Essa amostragem foi feita considerando-se uma população infinita com um erro amostral de 3%, tabulados através do Statistical Analysis System. Os resultados apontaram para o crescimento das vendas em todas as lojas das duas redes, tendo sido destacado como fatores positivos: a melhoria das fachadas, a redução dos preços dos produtos, uniformização padronizada dos funcionários e a melhoria na presteza no atendimento. Desta forma, pôde-se concluir o modelo de redes de cooperação é uma metodologia favorável aos pequenos e médios empresários que podem melhorar a competitividade local, através de ações de marketing de relacionamento conjunto e estruturado, pela economia de escala exercitada neste tipo de conglomerado organizacional, como foi constatado nas redes estudadaspor
dc.contributor.advisor1Rocha, Rudimar Antunes da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723029T7por
dc.contributor.referee1Lopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721614Z9por
dc.contributor.referee2Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704310P1por
dc.contributor.referee3Schmidt, Alberto Souza
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799565E3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221819T7por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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