Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Iveti Magalia Caetano
dc.date.accessioned2017-04-13
dc.date.available2017-04-13
dc.date.issued2005-11-03
dc.identifier.citationRODRIGUES, Iveti Magalia Caetano. Quality administration in a teaching unit at UFSM according to Malcom Baldrige program s criteria. 2005. 109 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4768
dc.description.abstractThis thesis presents a study of systems of the quality s administration, with focus on the Malcolm Baldrige Program for the education, analyzing the recommendations of the criteria: 1) leadership, 2) strategic planning, 3) students,interested parts and focus on the market, 4) information, analysis and knowledge administration, 5) focus on people and 6) administration of processes. Considering a qualitative research at Colégio Agrícola de Santa Maria (CASM) RS, which offers technical teaching and high school, it was carried out a survey on the practices of the school s administration, relating them to the criteria of such a Program. After the profile s description, strong points and improvement opportunity in the practices of the school s administration were identified, highlighting the teachers' high qualification and their pedagogical project. As improvement opportunity, it is suggested the identification of the students' needs, of the interested parts and of the market, which are contemplated in an action proposal of the quality for CASM, accomplishing this work s main objectiveeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectCritérios de excelência na educaçãopor
dc.subjectPrograma Malcolm Baldrigepor
dc.subjectQuality administrationeng
dc.subjectExcellence criteria in educationeng
dc.subjectMalcom Baldrige programeng
dc.titleGestão da qualidade em uma unidade de ensino da UFSM segundo os critérios do programa Malcolm Baldrigepor
dc.title.alternativeQuality administration in a teaching unit at UFSM according to Malcom Baldrige program s criteriaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o estudo de sistemas de gestão da qualidade, com foco no Programa Malcolm Baldrige para a educação, analisando as recomendações dos seus critérios: 1) liderança, 2) planejamento estratégico, 3) estudantes, partes interessadas e foco no mercado, 4) informação, análise e gerenciamento do conhecimento, 5) enfoque nas pessoas e 6) gerenciamento de processos. Mediante uma pesquisa qualitativa no Colégio Agrícola de Santa Maria/RS que atua no ensino técnico e médio, realizou-se um levantamento das práticas de gestão da escola, relacionando-as com os critérios do Programa citado. Após a descrição do perfil, identificaram-se os pontos fortes e oportunidade de melhoria nas práticas de gestão da escola, salientando-se a alta qualificação dos docentes e o seu projeto pedagógico. Como oportunidades de melhoria sugere-se a identificação das necessidades dos estudantes, das partes interessadas e do mercado, que estão contempladas em uma proposta de ações da qualidade para o CASM, cumprindo o objetivo principal deste trabalhopor
dc.contributor.advisor1Schmidt, Alberto Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799565E3por
dc.contributor.referee1Ansuj, Angela Pellegrin
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723982P8por
dc.contributor.referee2Godoy, Leoni Pentiado
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783888T0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210559J1por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples