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dc.creatorMarinho, Estêvão da Silva
dc.date.accessioned2017-04-11
dc.date.available2017-04-11
dc.date.issued2016-03-23
dc.identifier.citationMARINHO, Estêvão da Silva. Incubation process, entrepreneurial characteristics and entrepreneurial learning: a perspective interactive. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4778
dc.description.abstractThe present study was carried out in the Technologic Incubator of Santa Maria (ITSM), with the aim of analyzing the influence of incubation process on the characteristics and the entrepreneurial learning, in perception of business managers who experience this process in the ITSM. For this, the data were collected through the application of the questionnaire developed by David McClelland (1972) about CCE's and achievement of semi-structured interviews with eight business managers incubated. The questions addressed in the interview had focus on life history, professional trajectory, incubation process and learning entrepreneurial, this latest obeying the assumptions proposed by Politis (2005). For the data analysis used the approach described by Sampieri (2006), analyzing qualitatively the questionnaires applied, and content analysis of the interviews, based on Bardin (2011).The analysis categories were defined a priori: the process of incubation, entrepreneurial characteristics and entrepreneurial learning. The defined categories of analysis not a priori, based on reports of respondents were: perceived demands and interaction needs. It is stressed that the objective of the study was answered fully, in function of which, from the perspective of incubated, the ITSM provided development opportunities for these entrepreneurs, and also for their businesses, stimulating learning them through an experiential character. As contribution, from results obtained, developed a plan of action for the ITSM, in order to reduce the demands perceived by incubated about the incubation process.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIncubadora tecnológicapor
dc.subjectAprendizagem empreendedorapor
dc.subjectITSMpor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectTechnology incubatoreng
dc.subjectEntrepreneurial learningeng
dc.subjectITSMeng
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.titleProcesso de incubação, características empreendedoras e aprendizagem empreendedora: uma perspectiva interativapor
dc.title.alternativeIncubation process, entrepreneurial characteristics and entrepreneurial learning: a perspective interactiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho foi realizado na incubadora tecnológica de Santa Maria (ITSM), com o intuito de analisar a influência do processo de incubação sobre as características e a aprendizagem empreendedoras, na percepção de gestores de negócios que vivenciam este processo na ITSM. Para isso, os dados foram coletados por meio da aplicação do questionário desenvolvido por David McClelland (1972) sobre CCE´s e da realização de entrevistas semiestruturadas com oito gestores de negócios incubados. Os questionamentos abordados na entrevista tiveram foco na história de vida, trajetória profissional, processo de incubação e aprendizagem empreendedora, esta última obedecendo às premissas propostas por Politis (2005). Para a análise dos dados utilizou-se a abordagem descrita por Sampieri (2006), analisando-se qualitativamente os questionários aplicados, e técnica de análise de conteúdo das entrevistas, baseada em Bardin (2011). As categorias de análise definidas a priori foram: processo de incubação, características empreendedoras e aprendizagem empreendedora. As categorias de análise definidas não a priori, com base nos relatos dos entrevistados, foram: demandas percebidas e necessidades de interação. Destaca-se que o objetivo do estudo foi atendido plenamente, em função de que, a partir da perspectiva dos incubados, a ITSM proporcionou oportunidades de desenvolvimento para estes indivíduos, bem como para seus negócios, estimulando a aprendizagem dos mesmos por meio de um caráter experiencial. Como contribuição, a partir dos resultados obtidos, elaborou-se um plano da ação para a ITSM, com o objetivo de reduzir as demandas percebidas pelos incubados, acerca do processo de incubação.por
dc.contributor.advisor1Minello, Italo Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4814569149407147por
dc.contributor.referee1Scherer, Flavia Luciane
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708089U6por
dc.contributor.referee2Stecca, Jaime Peixoto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6367717512879713por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4560930660334663por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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