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dc.creatorFabrizio, Silvane Brand
dc.date.accessioned2017-04-24
dc.date.available2017-04-24
dc.date.issued2016-05-05
dc.identifier.citationFABRIZIO, Silvane Brand. A study about the public servers' perceptions regarding the CESNORS organizational communication. 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4784
dc.description.abstractThis study aims to analyse public servers' perceptions in a public federal institution of higher education, more especifically regarding the organizational communication. In this perspective, there is the case of the Centro de Educação Superior Norte - RS (CESNORS), in English, Superior North Education Center, belonging to the Federal University of Santa Maria, in the city of Frederico Westphalen RS, which develops a variety of communication actions and services, through the Communication Assistance Project , directed to both the internal and external public. Bearing that in mind, the research method was organized into two phases. The first phase followed a quantitative approach, and its objective was to identify the servers' perceptions. The obtained data was analysed through descriptive statistics. In this phase, it was identified the servers' profiles and perceptions in relation to the internal communication, concerning the variables of quality, production, dissemination, transparency, objectivity, efficacy and fluidity. In the second phase, an exploratory qualitative approach was used, based on empirical research. Besides that, as a secondary data source, a documental analysis called Organizational Processes Structure Analysis (RTA) was used, derived from the Planning Administration Office (Pró-reitoria de Planejamento - PROPLAN), related to the Communication Assistance Office, allied to the Dimension 4 - Communication with the society , in relation to the quality references, being that showed in the results discussion. Therefore, through the indicators found in this study, it was possible to elaborate a proposal to improve the organizational communication at the institution, considering it as a tool for strategic planning. The results show, in general, the perception of the servers on organizational communication is positive and deserves continuous improvement in the development and / or maintenance of communication strategies. It is expected that this study will serve as a reflection for the realization of a more effective and transparent communication, in favor of the institutional organization.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação nas IESpor
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopor
dc.subjectGestão institucionalpor
dc.subjectCommunication in IESeng
dc.subjectCommunication strategieseng
dc.subjectInstitutional managementeng
dc.titleEstudo sobre a percepção dos servidores sobre a comunicação organizacional do CESNORSpor
dc.title.alternativeA study about the public servers' perceptions regarding the CESNORS organizational communicationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) acerca da comunicação organizacional. Dentro dessa perceptiva, têm-se o caso do Centro de Educação Superior Norte - RS (CESNORS), em uma unidade descentralizada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Frederico Westphalen - RS, que desenvolve, por intermédio do Projeto de Assessoria de Comunicação , uma gama de ações e serviços comunicacionais direcionados para seus públicos, interno e externo. Para tanto, o método de pesquisa foi dividido em duas etapas. A primeira etapa, de abordagem quantitativa, foi para identificar a percepção dos servidores, sendo que os dados obtidos foram analisados por meio de estatísticas descritivas. Nessa etapa, evidenciou-se a caracterização do perfil e a percepção dos servidores sobre a comunicação interna, em torno das variáveis de qualidade, produção, disseminação, transparência, objetividade, eficácia e fluidez. Na segunda etapa, optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo exploratório, baseada em pesquisa empírica. Além disso, utilizou-se, como fonte secundária, a análise documental Análise de Estrutura e Processos Organizacionais (RTA), da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), sobre a Assessoria de Comunicação, aliada à Dimensão 4- Comunicação com a sociedade , relativa a indicadores referenciais de qualidade na comunicação, sendo esta de caráter ilustrativo na discussão dos resultados. Assim, por meio desses indicadores, foi possível elaborar a proposta para aperfeiçoar a comunicação organizacional, considerando-a como uma ferramenta do planejamento estratégico. Os resultados encontrados apontam, de modo geral, que a percepção dos servidores sobre a comunicação organizacional é positiva e merece aperfeiçoamento contínuo para o desenvolvimento e/ou manutenção de estratégias de comunicação. Espera-se que a realização desse estudo sirva de reflexões para a realização de uma comunicação mais efetiva e transparente, em prol da gestão institucional.por
dc.contributor.advisor1Scherer, Flavia Luciane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708089U6por
dc.contributor.referee1Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764371U2por
dc.contributor.referee2Zamberlan, João Fernando
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4125067U8por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6685759422030726por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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