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dc.creatorCassanego Junior, Paulo Vanderlei
dc.date.accessioned2017-04-24
dc.date.available2017-04-24
dc.date.issued2006-01-25
dc.identifier.citationCASSANEGO JUNIOR, Paulo Vanderlei. Administrative tools for small companies. 2006. 119 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4797
dc.description.abstractDuring the last decades the organizations had faced a competition for markets that little were differentiated, therefore the consumers if they contented with what he was offered to them. Today the consumers possess more information on products and markets, "the world of the businesses passed for great transformation, where the customers wait products of high quality, greater functionality and low price" (BRIMSON 1996, p. 17). To follow these new demands, the companies are having that to rethink its visions and strategies, to become more flexible the floating demands of the market. For this, they need to be prepared for eventual modifications in its products or services, developing individual and organizational capacities, thus increasing the ability to identify and to solve problems, generating a solid basement for the taking of strategical, decisions for the survival of the companies (BORGES, 2000, p.1). Therefore, this work identified the administrative tools of management used by the Small Companies of Santa Maria-RS, and after it suggested tools of easy applicability, to assist in the taking of decisions.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministração de empresaspor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectTomada de decisãopor
dc.subjectMicro e pequena empresapor
dc.subjectGestãopor
dc.titleFerramentas administrativas para micro e pequenas empresaspor
dc.title.alternativeAdministrative tools for small companieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoDurante as últimas décadas as organizações enfrentaram uma concorrência por mercados que pouco se diferenciavam, pois os consumidores se contentavam com o que lhes era oferecido. Hoje os consumidores possuem mais informações sobre produtos e mercados, o mundo dos negócios passou por grande transformação, onde os clientes esperam produtos de alta qualidade, maior funcionalidade e preço baixo (BRIMSON 1996, p. 17). Para acompanhar essas novas demandas, as empresas estão tendo que repensar suas visões e estratégias, para tornarem-se mais flexíveis às flutuantes demandas do mercado. Para isso, necessitam estar preparadas para eventuais modificações nos seus produtos ou serviços, desenvolvendo capacidades individuais e organizacionais, aumentando assim a habilidade de identificar e solucionar problemas, gerando um embasamento sólido para a tomada de decisões estratégicas, vitais para a sobrevivência das empresas (BORGES, 2000, p.1). Por isso, este trabalho identificou as ferramentas de gestão administrativas utilizadas pelas Micro e Pequenas Empresas de Santa Maria-RS, e após sugeriu ferramentas de fácil aplicabilidade, para auxiliar na tomada de decisões.por
dc.contributor.advisor1Estrada, Rolando Juan Soliz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8289981779028833por
dc.contributor.referee1Ansuj, Angela Pellegrin
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4331195282444316por
dc.contributor.referee2Godoy, Leoni Pentiado
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7499692835204617por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7581727785609073por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


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