Show simple item record

dc.creatorMarchi, Salette Mafalda Oliveira
dc.date.accessioned2010-02-08
dc.date.available2010-02-08
dc.date.issued2009-07-31
dc.identifier.citationMARCHI, Salette Mafalda Oliveira. PRESENÇAS DO CORPO FEMININO NA ARTE: APROXIMAÇÕES A PARTIR DE ORLAN. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5185
dc.description.abstractThis research, of bibliographical matrix, understands the processes of reconfiguration of the statute of the body by means on the approach of the art with the technology, considering itself a new reflection on the aesthetic of the body deconstruction. For this reflexive proposal, the representations of art are approached contemporary carried through for women identified as position feminists, who explore and analyse the relations of the feminine body transformed into an art object, in which not natural elements are incorporated, such as prosthetics, manipulation of the image for computer softwares, among others media. It is distinguished, in this approach, the artistic trajectory of Orlan, whose workmanships here are analyzed from the understanding of the body as a result of social conflicts and place of questions regarding the speeches on sexuality, sort, subjectivity and identity.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrlanpor
dc.subjectCorpo contemporâneopor
dc.subjectArte e corpopor
dc.subjectOrlaneng
dc.subjectContemporaneity bodyeng
dc.subjectArt and bodyeng
dc.titlePRESENÇAS DO CORPO FEMININO NA ARTE: APROXIMAÇÕES A PARTIR DE ORLANpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta investigação, de cunho bibliográfico, compreende os processos de reconfiguração do estatuto do corpo por meio da aproximação da arte com a tecnologia, propondo-se uma reflexão sobre a nova estética da desconstrução corporal. Para esta proposta reflexiva, abordam-se as representações da arte contemporânea realizada por mulheres identificadas por posições feministas, que exploram e problematizam as relações do corpo feminino transformado em objeto pela arte, no qual são incorporados elementos não naturais, como próteses, manipulação da imagem por programas de computador, entre outros. Destaca-se, nessa abordagem, a trajetória artística de Orlan, cujas obras são aqui analisadas a partir da compreensão do corpo como consequência de conflitos sociais e lugar de questões a respeito dos discursos sobre sexualidade, gênero, subjetividade e identidade.por
dc.contributor.advisor1Brites, Blanca Luz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783359E0por
dc.contributor.referee1Santos, Nara Cristina
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723509P8por
dc.contributor.referee2Santos, Alexandre Ricardo dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728331H6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127173Y6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.