Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Luciano Silva dos
dc.date.accessioned2010-05-25
dc.date.available2010-05-25
dc.date.issued2009-12-18
dc.identifier.citationSANTOS, Luciano Silva dos. Ofertórios. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5188
dc.description.abstractDivided into two parts, this dissertation aims to be a reflection on the creative process in visual arts, based on the testimony of the creator/artist. The image of the Virgin Mary as a source of plastic work and theoretical research is seen here from the perspective of miscegenation in the search for understanding the source imagery. The first part, "Birth of the Virgin Mary" is the establishment of the work process and construction of the Virgin Mary and, of personal memory as the trigger that motivated the development of the works. The second part, "Memory of the Virgin Mary" meets the concept of mestizaje, and lies in the use of the Virgin Mary as the appearance of erratic memory that constantly is regarded to the social. There is a meeting of mestizo ways of doing works that is always immersed in an "intertwining" of countless possible interpretations.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVirgem Mariapor
dc.subjectMestiçagempor
dc.subjectMemória socialpor
dc.subjectVirgin maryeng
dc.subjectMiscegenationeng
dc.subjectSocial memoryeng
dc.titleOfertóriospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoDividida em duas partes, a presente dissertação se propõe a ser uma reflexão sobre o processo criativo em artes visuais, partindo do testemunho do criador/ artista. A imagem da Virgem Maria, como fonte de trabalho plástico e pesquisa teórica, é encarada aqui pelo viés da mestiçagem, na busca por entender essa fonte imagética. A primeira parte Nascimento da Virgem Maria trata da instauração e do processo de trabalho e construção dessa Virgem Maria bem como da memória pessoal como o gatilho que dispara as motivações da elaboração das obras. A segunda Memória da Virgem Maria vai ao encontro do conceito de mestiçagem e recai no uso da imagem da Virgem Maria, como aspecto de memória errática que regressa constantemente ao social. Um encontro mestiço de um fazer/ obra que sempre está imerso entre entres , incontáveis, de possibilidades interpretativas.por
dc.contributor.advisor1Cattani, Icleia Maria Borsa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6952735371047311por
dc.contributor.referee1Santos, Nara Cristina
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024977948247395por
dc.contributor.referee2Cunha, Eduardo Figueiredo Vieira da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850344003728919por
dc.contributor.referee3Casanova, Edemur
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3425178617236696por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5525750655168202por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples