Mostrar registro simples

dc.creatorMossi, Cristian Poletti
dc.date.accessioned2017-02-06
dc.date.available2017-02-06
dc.date.issued2010-04-14
dc.identifier.citationMOSSI, Cristian Poletti. POSSIBLE TERRITORIAL AND PRODUCTION OF ART CRITICISM SUTURES AND DRESSED WITH SOBRE-JUXTAPOSITION BETWEEN BODIES AND BODIES WITHOUT CLOTHES. 2010. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5192
dc.description.abstractThe present dissertation is in line of research Arts and Culture, it aims at investigating the subjective processes that can occur from the suture and sobrejuxtaposition (understood as instrumental concepts which share the same time the idea of the sobre-juxtaposition and overlapping) images of works by Claudia Casarino (installation, untitled, 2005) bringing clothes without bodies, which I call "corporate dress" and Vanessa Beecroft s (performance, vb45, 2001) proposing bodies without clothes, which I named 'out-of-subject bodies'. To consolidate the process were discussed such images within the concepts of territory and critical production of art to make sense together some of the contemporary theories that graze the question of body, subjectivity and garments - understood here as possible territoriality. To this end, built up over the search a visual diary that brings verbal (written) and visual (drawings and collages) notes that dialogue throughout the text with images of the works in question. The work is divided into three main areas in which we discuss primarily the method and context that protested the job, then the images will be finally considered separately to think about possible sutures and juxtapositions between them. Therefore, in Casarino s they are faced with objects that get animated through our eyes. Shadows and robes dancing, though still in the room where the work is installed and refer to this body-absent. On the other hand, in Beecroft s it can be found bodies that present the possibility of life and movement, are static, apathetic, oddly organized as things. Make up a kind of installation with objects/bodies that generate disappearances are against each other. If the body and, by analogy, the garment can be thought of as regions, we can infer that Casarino s work is the land, but the occupants of the land and perhaps a spectral presence implies that the bodies they have embodied or would embody. In Beecroft s work, their bodies get out of the subjectivity and the extent is presented repeatedly naked, hence dispossessed, believing that such territory discards to make another kind of territory without borders.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTerritóriopor
dc.subjectProdução crítica da artepor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectVestepor
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectProduction art criticismeng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectBodyeng
dc.subjectDresseng
dc.titlePossíveis territorialidades e a produção crítica da arte suturas e sobrejustaposições entre vestes sem corpos e corpos sem vestespor
dc.title.alternativePossible territorial and production of art criticism sutures and dressed with sobre-juxtaposition between bodies and bodies without clotheseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa, que se insere na linha de pesquisa Arte e Cultura, tem como objetivo investigar quais os processos de subjetivação que podem ocorrer a partir da sutura e da sobrejustaposição (entendidos enquanto conceitos instrumentais que comungam ao mesmo tempo da idéia da justaposição e da sobreposição) das imagens das obras de Claudia Casarino (instalação, sem título, 2005) trazendo vestes sem corpos, as quais eu chamo de vestes incorporadas e de Vanessa Beecroft (performance, vb45, 2001) propondo corpos sem vestes, as quais eu nomeio de corpos dessubjetivados . Para embasar o processo discutiu-se tais imagens no âmbito dos conceitos de território e produção crítica da arte para produzir sentidos juntamente a algumas das teorias contemporâneas que tangenciam a questão do corpo, da subjetividade e das vestes entendidos aqui como possíveis territorialidades. Para tanto, construiu-se ao longo da pesquisa um diário visual que traz anotações verbais (escritas) e visuais (desenhos e colagens) que dialogam ao longo do texto com as imagens das obras em questão. O trabalho subdivide-se em três grandes eixos, nos quais discute-se primeiramente a metodologia e o contexto que insurge o trabalho, posteriormente as imagens propostas isoladamente para finalmente pensar possíveis suturas e sobrejustaposições entre as mesmas. Em Casarino nos deparamos com objetos instalados que adquirem uma sobre-vida através de nossos olhos. Sombras e vestes que dançam, ainda que estáticas na sala onde a obra está instalada e remetem-se a corpos presente-ausentes. Em Beecroft encontramos corpos que ainda que presentificados, ou com a possibilidade de vida e movimento, estão estáticos, apáticos, estranhamente organizados como coisas. Configuram uma espécie de instalação com objetos/corpos que geram desaparecimentos uns frente aos outros. Se o corpo e, por analogia, a veste podem ser pensados como territórios, podemos inferir que na obra de Casarino há o território, mas não os ocupantes do mesmo e talvez por isso uma presença espectral que subentende os corpos que por eles passaram ou poderão passar. Já no trabalho de Beecroft, os corpos se dessubjetivam na medida em que se apresentam repetidos, nus, portanto desterritorializados, entendendo que tal território se desfaz para formular outro tipo de território sem margens.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783298U1por
dc.contributor.referee1Geraldo, Sheila Cabo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796051A8por
dc.contributor.referee2Hartmann, Luciana
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707953Y9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269235Z7por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples