Mostrar registro simples

dc.creatorMachado, Ana Méri Zavadil
dc.date.accessioned2012-02-08
dc.date.available2012-02-08
dc.date.issued2011-07-08
dc.identifier.citationMACHADO, Ana Méri Zavadil. Reattaching nodes: art & fact gallery, contemporary art museum of Rio Grande do Sul- MAC/RS and Torreão spaces of legitimation in Porto Alegre (1985-1997). 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5200
dc.description.abstractThis research aims investigate three spaces of exhibitions, where each one guards its specificity: The Art & Fact Gallery, a commercial space; the Contemporary Art Museum of Rio Grande do Sul MACS/RS, a institutional space and the Torreão, a collective initiative of artists, in a meaningful time covering the years of 1985 and 1997, in Porto Alegre City. What interested us searching, mainly, was the feature common on all three, that is, the extent to which each contributed as a space of legitimation of artists who were beginning their careers in the mid 80's and 90's. From the historiography did the analysis of the performances of such spaces in relation to production, distribution and consumption of art in that period, despite the relationships between spaces, the artists and arts system in force, noting the changes that promoted into the field of art in Porto Alegre. The survey, regarding the methodology, procedures relating to research combines theoretical and field. The first will have its foundation in important authors who wrote about the period as Iclaia Cattani, Blanca Brites, Marilene Burtet Pieta, Anna Maria Albani de Carvalho and Maria Amelia Bulhões, like Gomes and Paulo Tadeu Chiarelli, and other influential theorists different areas such as Anne Cauquelin, Nathalie Heinich, Pierre Bourdieu, Sonia Saltztein, Ricardo Basbaum and Ligia Canongia. To reach our goals the field research was fundamental because the interviews with officials, directors and managers, was instructive, because understanding its dynamic presentation of art, we understand them as spaces of legitimation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArte e Fato Galeriapor
dc.subjectMuseu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul- MAC/RSpor
dc.subjectTorreãopor
dc.subjectEspaços de artepor
dc.subjectSistema de artepor
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectContemporary Art Museum of Rio Grande do Sul- MAC/RSeng
dc.subjectArt & Fact Galleryeng
dc.subjectTorreãoeng
dc.subjectArt spaceseng
dc.subjectArt systemeng
dc.subjectContemporary arteng
dc.titleReatando os nós: arte & fato galeria, museu de arte contemporânea do Rio Grande do Sul- MAC/RS e Torreão espaços de legitimação em Porto Alegre (1985-1997)por
dc.title.alternativeReattaching nodes: art & fact gallery, contemporary art museum of Rio Grande do Sul- MAC/RS and Torreão spaces of legitimation in Porto Alegre (1985-1997)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar três espaços de exposições, em que cada um guarda a sua especificidade: a Galeria Arte & Fato, espaço de cunho comercial; o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul MAC/RS, espaço institucional; o Torreão, iniciativa coletiva de artistas, em um recorte temporal que abrange os anos entre 1985 e 1997, na cidade de Porto Alegre. O que interessou pesquisar, principalmente, foi a característica comum aos três, ou seja, em que medida cada um deles contribuiu como espaço de legitimação de artistas que estavam iniciando as suas trajetórias em meados dos anos 80 e na década de 90. A partir da historiografia, realizou-se a análise das atuações dos referidos espaços no que tange à produção, à divulgação e ao consumo de obras de arte no citado período, estabelecendo relações entre os espaços, artistas e sistema de artes vigente, constatando as mudanças que promoveram para o campo da arte em Porto Alegre. A pesquisa, no que diz respeito à metodologia empregada, conjuga procedimentos referentes à pesquisa teórica e à de campo. A primeira tem o seu embasamento em autores importantes que escreveram sobre o período, como Icleia Cattani, Blanca Brites, Marilene Burtet Pieta, Ana Maria Albani de Carvalho e Maria Amélia Bulhões, assim como Paulo Gomes e Tadeu Chiarelli, além de outros teóricos influentes de áreas diferenciadas, dentre eles, Anne Cauquelin, Nathalie Heinich, Pierre Bourdieu, Sonia Saltztein, Ricardo Basbaum e Ligia Canongia. Para atingir os objetivos, a pesquisa de campo revelou-se fundamental, pois as entrevistas com os responsáveis, os diretores e os gestores mostraram-se elucidativas; assim, entendendo as dinâmicas de apresentação da arte, compreende-se tais locais como espaços de legitimação.por
dc.contributor.advisor1Brites, Blanca Luz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6757996415119570por
dc.contributor.referee1Chiarelli, Domingos Tadeu
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761842752933388por
dc.contributor.referee2Gomes, Paulo César Ribeiro
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2319109801277853por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8366486759804769por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples