Mostrar registro simples

dc.creatorMachado, Fábio Purper
dc.date.accessioned2013-10-11
dc.date.available2013-10-11
dc.date.issued2013-03-01
dc.identifier.citationMACHADO, Fábio Purper. A poetic between sculpture and comics. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5214
dc.description.abstractThis dissertation is the partial prerequisite of a Visual Arts research which investigates narrative possibilities on movements between two artistic languages, sculpture and comics. The text initially approaches the paths which led to this research: the emphasis on clay s materiality and on the action of chance on modeling and the theme of grotesque came from there. This research s main points are the use of sculptures as reference to a two-dimensional creation and of comics narrative resources to the three-dimensional creation. Through these experiences, theoretical reflections about narratives in art, about Deleuze s repetition and also about micro-narratives and communicational noise are shown. Finally, the present research is founded on works instauration processes, their procedures and adopted rules, and also through some of their thematic unfoldings and their insertions into editorial, academic and artistic contexts.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEsculturapor
dc.subjectHistória em quadrinhospor
dc.subjectPesquisa em artepor
dc.subjectPoéticas visuaispor
dc.subjectSSculptureeng
dc.subjectComicseng
dc.subjectArts researcheng
dc.subjectVisual poeticseng
dc.titleUma poética entre a escultura e os quadrinhospor
dc.title.alternativeA poetic between sculpture and comicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação é o pré-requisito parcial de uma pesquisa em Artes Visuais que investiga possibilidades narrativas de movimentos entre duas linguagens artísticas, a escultura e a história em quadrinhos. Neste texto são abordados inicialmente os caminhos que levaram a esta pesquisa: a valorização da materialidade da argila e a ação do acaso no modelado e a temática do grotesco surgida a partir daí. Como ponto central da pesquisa figuram o uso da escultura como referência para a criação bidimensional e de recursos narrativos dos quadrinhos para a produção tridimensional. A partir destas experiências, são apresentadas reflexões teóricas sobre questões de narratividade em arte, sobre a repetição segundo Deleuze e também sobre os conceitos de micronarrativas e ruído comunicacional. Finalmente, a presente pesquisa está fundada nos processos de instauração de obras, seus procedimentos, as regras adotadas, e ainda os seus desdobramentos temáticos e algumas inserções nos contextos editorial, acadêmico e artístico.por
dc.contributor.advisor1Gomes, Paulo César Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2319109801277853por
dc.contributor.referee1Franco, Edgar Silveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415486629956081por
dc.contributor.referee2Stumm, Rebeca Lenize
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2180723274611305por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2783105021952953por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples