Mostrar registro simples

dc.creatorVares, Manoela Freitas
dc.date.accessioned2014-06-09
dc.date.available2014-06-09
dc.date.issued2013-03-22
dc.identifier.citationVARES, Manoela Freitas. CYBORG: A CONCEPTION OF THE BODY IN CONTEMPORARY ART. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5217
dc.description.abstractThis contemporary art study aims to understand how the human body is modified through the contact with technological devices, especially considering Art and Technology works.The concepts of post-human and cyborg are discussed through the art works and so on studied and analyzed in the art field. The hybridization between human body and technology gives to it other features, widening or changing it and transforming it into a cyborg. This concept of cyborg talks about a body that shows new ways of communicating, establishing another power relations and, more importantly, assuming the features of being connectable, upgradeable and public. This master thesis helps the discussion and thinking about artistic experiences that use technologies that provides extensions of the body as an experience in the field of Contemporary Art.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArte e tecnologiapor
dc.subjectCiborguepor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectInteratividadepor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectArt and technologyeng
dc.subjectBodyeng
dc.subjectCyborgeng
dc.subjectInterativityeng
dc.subjectPerformanceeng
dc.titleCiborgue: uma concepção do corpo na arte contemporâneapor
dc.title.alternativeCyborg: a conception of the body in contemporary arteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo sobre a produção artística contemporânea visa compreender como o corpo humano é modificado a partir do contato com recursos tecnológicos, contemplando especialmente a produção em Arte e Tecnologia. Busca discutir, através das obras, os conceitos de pós-humano e de ciborgue, estudados e analisados no campo da arte. As alterações ou expansões do corpo lhe atribuem outras características, como a hibridação entre o corpo humano e as tecnologias, transformando-o em um ciborgue. Essa concepção nomeia um corpo que possui novos modos de comunicar-se, estabelece outras relações de poder e, mais importante, adquire as características de ser conectável, atualizável e público. Esta dissertação contribui para pensar e discutir as recentes experiências artísticas que as tecnologias disponibilizam para ampliar o corpo, como experiência no campo da Arte Contemporânea.por
dc.contributor.advisor1Santos, Nara Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024977948247395por
dc.contributor.referee1Santos, Alexandre Ricardo dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5190429471529280por
dc.contributor.referee2Leote, Rosangela da Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1592443578418038por
dc.contributor.referee3Fonseca, Darci Raquel
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950824253708267por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9355882705499569por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples