Instantes cotidianos: por uma arte da fotografia móvel
Fecha
2013-03-21Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O objetivo desta pesquisa, em poéticas visuais, é investigar de modo teóricoprático
a produção de fotografias a partir do uso de uma nova mídia: o telefone
móvel. O propósito é questionar a fotografia móvel enquanto objeto fotográfico, bem
como questionar a efemeridade do ato fotográfico mediado por um dispositivo móvel.
No subjugo da limitação técnica pré-estabelecida, própria dos dispositivos móveis,
desenvolvo uma poética que trabalha a captura e a pós-captura fotográfica em
trânsito, na mobilidade. É uma poética motivada pelo crescente potencial atingido
pela comunicação móvel e que atenta para a inclusão cada vez mais frequente das
novas mídias no cotidiano, fazendo com que o homem seja cada vez mais guiado
por impulsos eletrônicos e diálogos mediados pelo maquínico. Por meio de três
processos operatórios distintos, dentre os inúmeros possíveis, trabalho a fotografia
móvel buscando maneiras de fazer dela um meio expressivo na arte. Na posição de
um sujeito armado (SONTAG, 1980) e completamente aparelhado (COUCHOT,
2003), com uma câmera sempre à mão, procuro exprimir uma experiência que
deriva não apenas da minha subjetividade enquanto autora e sujeito real, mas
também uma experiência que enuncia os automatismos do dispositivo escolhido e,
portanto, reveladora de um sujeito automatizado, despersonalizado. Dessa maneira,
todo o processo de produção fotográfica, captura e pós-captura, instaura-se por
meio de um diálogo interativo entre subjetividade e automaticidade.