Show simple item record

dc.creatorVinadé, Tatiana Barrios
dc.date.accessioned2014-12-11
dc.date.available2014-12-11
dc.date.issued2013-08-16
dc.identifier.citationVINADÉ, Tatiana Barrios. THE BODY IN TRANSIT BETWEEN THE THEATER AND THE PERFORMANCE: FROM NURSE TO MY OLD LADY. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5226
dc.description.abstractThis work is part of the research developed in Visual Poetics, in the Master‟s Course in Visual Arts, in the area of Contemporary Art and it is connected to the research Line Art and Culture. The main objective of this work is the body in transit between the Theater and the Performance by shifting a theatrical character built from a dramatic text into the subject of the performative action. That character is the Nurse of the Greek tragedy Medea, written by Euripides. Presents such a starting point for research by understanding the Art of Performance , to focus the artist's body as a work of art , invests in its presence in art through his presentation detached representation of a fictional story , as in the theater conventional and thus causes changes in the treatment of the body in the Visual Arts and Theatre. Thus, the problem exposed was developed with the realization of performances that relied on the inclusion of the Nurse in different contexts. These contexts provoked changes in the actions of this character, which reconfigured her as a character from a dramaturgical text to make her the subject of the performative action with the character called My Old Lady. To carry out the Performances, the actress/performer has made a Pre-Performance, which consisted of two phases: first, with the physical preparation of the actress/performer and second, with the study of the context in which the Performance was held. The reflection of the Performances and the work as a whole led to think that the actress/performer has had the body in transit in the figure of My Old Lady.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectArtes Visuaispor
dc.subjectMinha Velhapor
dc.subjectBodyeng
dc.subjectTheatereng
dc.subjectPerformanceeng
dc.subjectVisual Artseng
dc.subjectMy Old Ladyeng
dc.titleO CORPO EM TRÂNSITO ENTRE O TEATRO E A PERFORMANCE: DE AMA À MINHA VELHApor
dc.title.alternativeTHE BODY IN TRANSIT BETWEEN THE THEATER AND THE PERFORMANCE: FROM NURSE TO MY OLD LADYeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação faz parte da pesquisa desenvolvida em Poéticas Visuais, no Curso de Mestrado em Artes Visuais, inserida na área de Arte Contemporânea e ligada à Linha de Pesquisa Arte e Cultura. O objetivo maior deste trabalho é o corpo em trânsito entre o Teatro e a Performance, através do deslocamento de uma personagem teatral construída a partir de um texto dramático para sujeito da ação performática. A referida personagem é a Ama da tragédia grega Medéia, escrita por Eurípides. Apresenta-se esse ponto de partida para a pesquisa por entender que a Arte da Performance, ao centrar o corpo do artista como obra de arte, investe na sua presença em arte através da sua apresentação desvinculada da representação de uma história fictícia, como no teatro convencional e assim provoca alterações no tratamento dado ao corpo nas Artes Visuais e no Teatro. Desse modo, a problemática exposta foi desenvolvida com a realização das performances que contavam com a inserção daquela que era a personagem Ama em diferentes contextos. Esses contextos provocaram mudanças nas ações de Ama, que a reconfiguraram enquanto personagem de um texto dramatúrgico, para promover sua passagem a sujeito da ação performática com a figura que foi denominada Minha Velha. Para a realização das Performances, foi desenvolvido o trabalho intitulado pela atriz/performer de Pré-Performance, que consistiu em duas fases: a primeira, com a preparação corporal da atriz/performer e, a segunda fase, com o estudo do contexto no qual era realizada a Performance. A reflexão das Performances realizadas e do trabalho como um todo conduziu a pensar que a atriz/performer encontrou o corpo em trânsito na figura de Minha Velha.por
dc.contributor.advisor1Biancalana, Gisela Reis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704025010266511por
dc.contributor.referee1Marocco, Ines Alcaraz
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783979H2por
dc.contributor.referee2Stumm, Rebeca Lenize
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2180723274611305por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4201269848846910por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.