Mostrar registro simples

dc.creatorUberti, Mariete Taschetto
dc.date.accessioned2015-03-17
dc.date.available2015-03-17
dc.date.issued2014-05-19
dc.identifier.citationUBERTI, Mariete Taschetto. THE MURAL IN SANTA MARIA EDUARDO KOBRA: A RELATION-SHIP WITH THE PUBLIC ART. 2014. 188 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/5227
dc.description.abstractThis research deals with the Public Art in Santa Maria / RS, with the main object of study Eduardo Kobra‟s mural accomplished in the Municipal Library of that city. The authors that help me to articulate and combine with the Public Art are Arend (2010); Alves (2011), Peixoto (2009, 2012) and Silva (2005), for the artist's contextualization in interaction with his work and the public, and theirs among themselves, considering the policies of articulation among artist, space, work, public and promoters of art. The urban public of the city of Santa Maria is analyzed on the view of works installation in these areas, and the influence of the Course of Arts and Letters of the Federal Uni-versity of Santa Maria, since 1964, having as basis the works of Foletto (2008) and Foletto and Bisoning (2001). Taking as its central point the artist Eduardo Kobra‟s work, his research and involvement with Public Art, I contextualize about the influ-ences that reverberate in his artistic production, articulating his productions with other artists who had / have connection with his research, and influence of graffiti and hip hop in his career. The photograph and the memory are treated as proposers of pos-sibilities and reflections on the current context and in the art, based on Bergson (2011), Catroga (2009) and Richoeur (2007). Considering the different looks, from interviews with groups of local artists and a representative of the government, the main instigator and deliberator of the art in the city, you can see the relevance of Kobra‟s work in the city to contemplate on the art scene on the conflict between the visual arts and the performance of the government. That has conditioned positions and oppositions in relation to the field of art and art in the city, where the public as an extra in the artistic field of Public Art in the city.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArte públicapor
dc.subjectEduardo Kobrapor
dc.subjectPúblicopor
dc.subjectMuralpor
dc.subjectPublic arteng
dc.subjectEduardo Kobraeng
dc.subjectPubliceng
dc.subjectMuraleng
dc.titleO mural de Eduardo Kobra em Santa Maria: uma relação com a arte públicapor
dc.title.alternativeThe mural in Santa Maria Eduardo Kobra: a relation-ship with the public arteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa trata da Arte Pública em Santa Maria/RS, tendo como objeto principal de estudo o mural de Eduardo Kobra realizado na Biblioteca Municipal da referida cidade. Os autores que me ajudam a articular e conjugar com a Arte Públi-ca, são Arend (2010); Alves (2011), Peixoto (2009; 2012) e Silva (2005), para a con-textualização do artista em interação com a obra e o público, e destes entre si, con-siderando as políticas de articulação entre artista, espaço, obra, público e fomenta-dores da arte. O espaço urbano, público da cidade de Santa Maria é analisado sobre o viéz da instalação de obras nestes espaços, e da influência do Curso de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria, a partir de 1964, tendo como bases as obras de Foletto (2008) e Foletto e Bisoning (2001). Tomando como ponto central a obra do artista Eduardo Kobra, suas pesquisas e envolvimento com a Arte Pública, constextualizo acerca das influências que reverberaram em sua produção artística, articulando suas produções com as de outros artistas que tiveram/têm ligação com suas pesquisas, e da influência do grafite e do hip hop em sua carreira. A fotografia e a memória são tratadas como propositoras de possibilidades e reflexões no con-texto atual e na arte, embasadas em Bergson (2011), Catroga (2009) e Richoeur (2007). Considerando os diferentes olhares, a partir de entrevistas com os grupos de artistas locais e de um representante do poder público, o principal fomentador e deli-berador da arte na cidade, é possível perceber a relevância da obra de Kobra para refletir sobre o panorama artístico local diante do embate entre as artes visuais e a atuação do poder público. Que tem condicionado posições e contraposições em re-lação ao campo da arte e da Arte Pública eUrbana na cidade, onde o público é con-siderado como um figurante no campo artístico da Arte Pública na cidade.por
dc.contributor.advisor1Valle, Lutiere Dalla
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265464Z9por
dc.contributor.referee1Brites, Blanca Luz
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783359E0por
dc.contributor.referee2Ramos, Celia Maria Antonacci
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6634786429422199por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5129915086044048por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples