Um modelo de dramatização baseado em agentes cinematográficos autônomos para storytelling interativo
Resumo
Sistemas de storytelling interativo são aplicações que buscam contar histórias e permitem que os usuários interajam com estas de modo a alterar os eventos futuros. No que se
refere à representação visual das histórias, existem diversas questões relativas à maneira como as cenas devem ser mostradas ao público. Muitas questões que hoje são desafios no desenvolvimento de sistemas de storytelling interativo já foram tratadas antes por vários cineastas. Ao longo dos anos o cinema evoluiu e estabeleceu diversos padrões e princípios
que devem ser adotados durante as filmagens de um filme. Entretanto, diferente do cinema, onde cada cena é minuciosamente planejada antes de ser filmada, e caso ocorra algum problema ela é simplesmente filmada novamente, em storytelling interativo não se tem toda esta liberdade; normalmente o enredo da dramatização resulta da interação em tempo real entre o público e os atores virtuais. A dramatização de histórias, cuja sequência de eventos é
incerta, depende de um sistema de dramatização robusto, que se adapte de forma adequada a qualquer tipo de cena. Esta dissertação apresenta uma arquitetura de dramatização baseada em agentes autônomos inspirados na cinematografia. Para representar o conhecimento dos agentes utiliza-se uma abordagem baseada em classificadores, mais especificamente, utiliza-se o classificador Support Vector Machine para classificar as melhores tomadas de câmera, clima visual e trilhas sonoras para as cenas.