dc.creator | Dutra, Maria Rita Py | |
dc.date.accessioned | 2013-09-09 | |
dc.date.available | 2013-09-09 | |
dc.date.issued | 2012-04-04 | |
dc.identifier.citation | DUTRA, Maria Rita Py. BREAKING BARRIERS: RELATIONSHIP BETWEEN CULTURAL
CAPITAL AND RACIAL CONSCIENCE. 2012. 175 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6227 | |
dc.description.abstract | The present research included five black teachers that act in the initial of two public
schools of the municipal district of Santa Maria/RS and it aimed to identify the present factors
in the relationship between cultural capital and racial conscience in the choice of those
teachers' profession. The guiding subject of the work was to know "what is the relationship
between the cultural capital and the racial conscience in the choice of the black teachers'
profession? "I investigated if the intellectual formation of the researched social agents of
some form influenced their professional option, the teachers´ expectations regarding the
profession; the evidences of racial conscience among them and as it reflects in the work
methodology adopted in their pedagogic practice. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Consciência racial | por |
dc.subject | Capital cultural | por |
dc.subject | Smo | por |
dc.subject | Professoras negras | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Racial conscience | eng |
dc.subject | Cultural capital | eng |
dc.subject | Smo | eng |
dc.subject | Black teachers | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Rompendo barreiras: relação entre capital cultural e consciência racial | por |
dc.title.alternative | Breaking barriers: relationship between cultural capital and racial conscience | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa envolveu cinco professoras negras que atuam nos anos iniciais de
duas escolas públicas do município de Santa Maria/RS e teve por objetivo identificar os
fatores presentes na relação entre capital cultural e consciência racial na escolha da profissão
dessas professoras. A questão norteadora do trabalho foi saber qual a relação entre o capital
cultural e a consciência racial na escolha da profissão de professoras negras? Investiguei se a
formação intelectual das agentes sociais pesquisadas de alguma forma influenciou sua opção
profissional, as expectativas das professoras com relação à profissão; as evidências de
consciência racial entre elas e como isso se reflete na metodologia de trabalho adotada em sua
prática pedagógica. | por |
dc.contributor.advisor1 | Zanini, Maria Catarina Chitolina | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4222381114451307 | por |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Jorge Luiz da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793413Y6 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, Julio Ricardo Quevedo dos | |
dc.contributor.referee2Lattes | SANTOS, J. R. Q. | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7260676979814390 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Sociologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |