Mostrar registro simples

dc.creatorDutra, Maria Rita Py
dc.date.accessioned2013-09-09
dc.date.available2013-09-09
dc.date.issued2012-04-04
dc.identifier.citationDUTRA, Maria Rita Py. BREAKING BARRIERS: RELATIONSHIP BETWEEN CULTURAL CAPITAL AND RACIAL CONSCIENCE. 2012. 175 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6227
dc.description.abstractThe present research included five black teachers that act in the initial of two public schools of the municipal district of Santa Maria/RS and it aimed to identify the present factors in the relationship between cultural capital and racial conscience in the choice of those teachers' profession. The guiding subject of the work was to know "what is the relationship between the cultural capital and the racial conscience in the choice of the black teachers' profession? "I investigated if the intellectual formation of the researched social agents of some form influenced their professional option, the teachers´ expectations regarding the profession; the evidences of racial conscience among them and as it reflects in the work methodology adopted in their pedagogic practice.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsciência racialpor
dc.subjectCapital culturalpor
dc.subjectSmopor
dc.subjectProfessoras negraspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectRacial conscienceeng
dc.subjectCultural capitaleng
dc.subjectSmoeng
dc.subjectBlack teacherseng
dc.subjectEducationeng
dc.titleRompendo barreiras: relação entre capital cultural e consciência racialpor
dc.title.alternativeBreaking barriers: relationship between cultural capital and racial conscienceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa envolveu cinco professoras negras que atuam nos anos iniciais de duas escolas públicas do município de Santa Maria/RS e teve por objetivo identificar os fatores presentes na relação entre capital cultural e consciência racial na escolha da profissão dessas professoras. A questão norteadora do trabalho foi saber qual a relação entre o capital cultural e a consciência racial na escolha da profissão de professoras negras? Investiguei se a formação intelectual das agentes sociais pesquisadas de alguma forma influenciou sua opção profissional, as expectativas das professoras com relação à profissão; as evidências de consciência racial entre elas e como isso se reflete na metodologia de trabalho adotada em sua prática pedagógica.por
dc.contributor.advisor1Zanini, Maria Catarina Chitolina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4222381114451307por
dc.contributor.referee1Cunha, Jorge Luiz da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793413Y6por
dc.contributor.referee2Santos, Julio Ricardo Quevedo dos
dc.contributor.referee2LattesSANTOS, J. R. Q.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7260676979814390por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples