Mostrar registro simples

dc.creatorForgiarini, Giorgio
dc.date.accessioned2014-07-11
dc.date.available2014-07-11
dc.date.issued2013-04-08
dc.identifier.citationFORGIARINI, Giorgio.Continuity and / or rupture: the management reform of public administration at brazilian "Lula´s age". 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6235
dc.description.abstractIt is intended with this paper to treat about the standard of rationality embedded to the Brazilian Public Administration by the management reform, started by the President Fernando Henrique Cardoso, and especially to treat about its continuation whether or not during the mandates of his opponent and successor, Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2005 and 2006-2009). For drawing up the study, firstly, it was outlined, from the method of literature review, a foreshortened history about the different standards of rationality prevailing in different periods of the Brazilian Republic, from the patrimonial model characteristic of the Empire and first Republic (oligarchy) times, through the bureaucratic pattern opened in Brazil in the 1930s at the government of Getúlio Vargas, until the first movements towards reform of the Brazilian Public Administration management. Subsequent to this, it was analyzed the concepts of rationality starting from the theoretical and doctrinarian bias, by taking up base those ones established by Max Weber, differentiating the rationality concerning the ends (zweckrational), regarding the values of rationality (wertrational). In the same way, standards of rationality applied to management and bureaucratic models of public administration were analyzed theoretically, to from then, objectively define premises and assumptions that guide and define them. Further, the movements were addressed during the FHC government beginning to introduce new paradigms for Brazilian Public Administration and, finally, it was analyzed the measures and postures adopted by President Lula regarding the Brazilian Public Administration after his rise to power, for, in the light of objective data and theoretical concepts launched in the dissertation, completed by relative continuity and to some extent, afraid about the management reform during the mandates of President Lula.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBurocraciapor
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectReforma gerencialpor
dc.subjectGoverno Lulapor
dc.subjectBureaucracyeng
dc.subjectPublic administrationeng
dc.subjectManagement reformeng
dc.subjectLula governmenteng
dc.titleContinuidade e/ou ruptura: a reforma gerencial da administração pública brasileira na era Lulapor
dc.title.alternativeContinuity and / or rupture: the management reform of public administration at brazilian "Lula´s age"eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoPretende-se com o presente trabalho tratar sobre o padrão de racionalidade incorporado à Administração Pública brasileira pela reforma gerencial, iniciada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso e, principalmente, sobre a sua continuidade ou não durante os mandatos de seu opositor e sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2005 e 2006-2009). Para a elaboração do trabalho, traçou-se, num primeiro momento, a partir do método da revisão bibliográfica, um escorço histórico acerca dos diferentes padrões de racionalidade preponderantes em diferentes períodos da República Brasileira, desde o modelo patrimonialista característico dos tempos de Império e da Primeira República (oligárquica), passando pelo padrão burocrático, inaugurado no Brasil na década de 1930 nos governos de Getúlio Vargas, até os primeiros movimentos rumo à reforma gerencial da Administração Pública brasileira. Posteriormente a isso, foram analisados, a partir de viés mais teórico e doutrinário, os conceitos de racionalidade, tomando-se por base aqueles estabelecidos por Max Weber, diferenciando-se a racionalidade quanto a fins (zweckrational), da racionalidade quanto a valores (wertrational). De mesma forma, foram teoricamente analisados os padrões de racionalidade aplicados aos modelos burocrático e gerencial de administração pública para, a partir de então, definir objetivamente premissas e pressupostos que os orientam e definem. Na sequência, foram abordados os movimentos iniciados durante o governo FHC no sentido de introduzir novos paradigmas à Administração Pública brasileira e, por fim, foram analisadas as medidas e posturas assumidas pelo Presidente Lula no que tange à Administração Pública brasileira após sua ascensão ao poder, para, à luz dos dados objetivos e conceitos teóricos lançados na dissertação, concluir pela continuidade relativa e, até certo ponto receosa, da reforma gerencial durante os mandatos do Presidente Lula.por
dc.contributor.advisor1Perez, Reginaldo Teixeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1378204180017338por
dc.contributor.referee1Fonseca, Pedro Cezar Dutra
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511067342067027por
dc.contributor.referee2Araujo, Luiz Ernani Bonesso de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3818976588714214por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0224598292905793por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples