Mostrar registro simples

dc.creatorPires, Karen Tolentino de
dc.date.accessioned2016-05-13
dc.date.available2016-05-13
dc.date.issued2015-07-10
dc.identifier.citationPIRES, Karen Tolentino de. CRESPA OU ALISADA : OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DA MANIPULAÇÃO DO CABELO AFRO ENTRE MULHERES NEGRAS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6263
dc.description.abstractThis study covers the hair of black women in the city of Santa Maria / RS as a diacritical mark of blackness. It is an ethnographic study in two environments: the Angelita‟s beauty saloon and the Treze de Maio Museum, the first prevail straightened hair and the second the curly hair. The work is mainly aimed to analyze the different meanings the different ways of african hair manipulation: smoothing, relaxing, African permanent hair extensions, Nago braids and natural curly. Through this research it is clear that such a choice is linked to the multiple identities and social environments experienced by these women: The Treze de Maio museum, the Carnival, the "ballads", and feasts. In the first case it was found that women undergo a "ritual of afrianization and especially in the latter case, largely, there is a lessening of blackness. Are also taken representations associated with that choice such as good looks for work and loving relationships. It was also found that the generation is an important variable to understand the choice determined by capillary handling, for older women undergo a major face to use your natural hair and, on the other hand, for younger, makes it easier for assumed it. The fact that younger women are more open to take its natural curly is because of experiencing a moment of appreciation of blackness. This process can be understood by the performance of black activist movements, re-africanization process and exaltation of the African "roots", by affirmative action policies, among other elements.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCabelopor
dc.subjectMulher negrapor
dc.subjectNegritudepor
dc.subjectHaireng
dc.subjectBlack womeneng
dc.subjectBlacknesseng
dc.titleCrespa ou alisada: os diferentes significados da manipulação do cabelo afro entre mulheres negras da cidade de Santa Maria – RSpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo aborda o cabelo da mulher negra na cidade de Santa Maria/RS como um sinal diacrítico de negritude. Trata-se de um estudo etnográfico realizado em dois ambientes: o salão da Angelita e o Museu Treze de Maio. No primeiro prevalecem os cabelos alisados e nosegundo os crespos. O trabalho tem como objetivo central analisar os diferentes significados atribuídos às distintas maneiras de manipulação do cabelo afro: alisamento, relaxamento, permanente afro, mega hair, tranças nagô e os crespos naturais. Por meio desta pesquisa percebeu-se que tal escolha está ligada às múltiplas identidades e ambientes de sociabilidade vivenciados por essas mulheres: o Museu Treze de Maio, o Carnaval, as baladas , e as festas solenes. No primeiro caso foi verificado que as mulheres passam por um ritual de africanização e, sobretudo, no último caso em grande parte há uma atenuação da negritude. São também levadas representações associadas a essa escolha, como por exemplo, a boa aparência para o trabalho e os relacionamentos amorosos. Também se verificou que a geração é uma variável importante para entender a escolha por determinada manipulação capilar, pois as mulheres mais velhas passam por um enfrentamento maior para utilizar o seu cabelo natural e, em contrapartida, para as mais novas há uma maior facilidade em assumi-lo. O fato das mulheres mais novas estarem mais abertas a assumirem seus crespos naturais deve-se ao fato de vivenciarem um momento de valorização da negritude. Tal processo pode ser entendido pela atuação dos movimentos ativistas negros, pelo processo de reafricanização e exaltação das raízes africanas, pelas políticas de ações afirmativas, dentre outros elementos.por
dc.contributor.advisor1Mocellin, Maria Clara
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0663507003477998por
dc.contributor.referee1Zanini, Maria Catarina Chitolina
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4222381114451307por
dc.contributor.referee2Gravina, Heloisa Corrêa
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8914552643538049por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9819483106831601por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples