Mostrar registro simples

dc.creatorMachado, Aline Dubal
dc.date.accessioned2007-12-20
dc.date.available2007-12-20
dc.date.issued2005-03-04
dc.identifier.citationMACHADO, Aline Dubal. Family, school and phonoaudiologial intervention: mediations with the deaf. 2005. 126 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6423
dc.description.abstractThis work had for intention to analyze the established mediations for the teacher s listeners, for the phonoaudiology trainees and for relatives of deaf that frequent the school in a concomitant way to the phonoaudiology attendance. The development of that research felt in Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) of the Phonoaudiology course of Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) and in two schools of that municipal district. That study treats of a research of the type etnográfica, descriptive and quantitative. To begin her, they were selected subject of three different segments: teachers, phonoaudiology trainees and family of deaf. The same ones were identified starting from a previous selection among the deaf ones that frequented phonoaudiological therapy while attending school. The data were obtained starting from an interview structured with the purpose of investigating the mediations of the subjects in function of three categories: deafness, interaction and communication. That research had your approval for the Committee of Ethics in Research of UFSM. It was considered pertinent to end that teachers listeners, phonoaudiology trainees and family: in your mediations, in the context of the deafness, they are evidencing the influence of the auditory loss in the pedagogic use of the deaf, your interaction with the other subjects and your communication; in your mediations, they are understanding in a different way deaf subject's image, to which the teachers listeners denote larger emphasis than the other segments; however, different and normal subject's images are just internalized for the family segment; they choose to Libras as the middle of ideal communication for the deaf subject and, however, they make use of the speech close to Libras as tool of your mediations on behalf of a contact more cash of the deaf with the other communities; they detach the importance of the deaf subject's interaction with the other subject of the social context, to which they are inserted through to Libras used of concomitant form to the speech; they don't believe in the deaf subject's insert in the society.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispor
dc.titleFamília, escola e intervenção fonoaudiológica: suas mediações com o surdopor
dc.title.alternativeFamily, school and phonoaudiologial intervention: mediations with the deafeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho teve por intuito analisar as mediações estabelecidas pelos professores ouvintes, pelas estagiárias de fonoaudiologia e por familiares de surdos que freqüentam a escola de modo concomitante ao atendimento fonoaudiológico. O desenvolvimento dessa pesquisa deu-se no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em duas escolas desse município. Esse estudo trata de uma pesquisa do tipo etnográfica, descritiva e quantitativa. Para iniciá-la, foram selecionados sujeitos de três segmentos distintos: professores, estagiárias de fonoaudiologia e familiares de surdos. Os mesmos foram identificados a partir de uma seleção prévia entre os surdos que freqüentavam terapia fonoaudiológica concomitantemente à escola. Os dados foram obtidos a partir de uma entrevista estruturada com a finalidade de investigar as mediações dos sujeitos em função de três categorias: surdez, interação e comunicação. Essa pesquisa teve sua aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM. Considerou-se pertinente concluir que professores ouvintes, estagiárias de fonoaudiologia e familiares: em suas mediações, no contexto da surdez, estão evidenciando a influência da perda auditiva no aproveitamento pedagógico do surdo, sua interação com os demais sujeitos e sua comunicação; em suas mediações, estão compreendendo de maneira distinta a imagem de sujeito surdo, à qual os professores ouvintes denotam maior ênfase do que os demais segmentos; no entanto, as imagens de sujeito diferente e normal são internalizadas apenas pelo segmento familiar; elegem a Libras como o meio de comunicação ideal para o sujeito surdo e, no entanto, fazem uso da fala junto à Libras como ferramenta de suas mediações em prol de um contato mais efetivo do surdo com as demais comunidades; destacam a importância da interação do sujeito surdo com os demais sujeitos do contexto social, ao qual estão inseridos através da Libras utilizada de forma concomitante à fala; não acreditam na inserção do sujeito surdo na sociedade.por
dc.contributor.advisor1Toniolo, Ivone Maria Fagundes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5554284434948867por
dc.contributor.referee1Costas, Fabiane Adela Tonetto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3514821940003826por
dc.contributor.referee2Trenche, Maria Cecília Bonini
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6714957935715326por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9357476442721625por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples