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dc.creatorPadilha, Cristiane Bertolazi
dc.date.accessioned2008-12-01
dc.date.available2008-12-01
dc.date.issued2008-07-14
dc.identifier.citationPADILHA, Cristiane Bertolazi. SENTENCES RECOGNITION IN QUIET AND IN NOISE, IN FREE FIELD, OF INDIVIDUALS WITH NEUROSENSORIAL HEARING LOSS OF MODERATE LEVEL . 2008. 63 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6439
dc.description.abstractIn the clinical routine of an audiologist, it is becoming more frequent the complaints about speech misunderstanding in a noisy environment. Audiological tests which use sentences as stimulus have been object of research because, besides examining the real auditory skill of the patient, they promote a direct approximation to communicative situations and provide information that will indicate the most adequate behavior to be recommended to the patient with hearing deficits. The aim of this study was to determine sentences recognition thresholds in free field, with the presence and the absence of competitive noise, in a group of participants with neurossensorial hearing loss of a moderate level. It was examined 50 participants, 27 men and 23 women, aged between 45 and 76. Firstly, it was carried out anamnesis, meatuscopy, threshold tonal audiometry, SRT and SRPI tests. Next, using the Portuguese Sentences Lists test (PSL, 1998), SRTQ and SRTN tests were carried out, with a fixed noise level of 65 dB A. The average SRTQ was 60,90 dB A, the average SRTN in the same group was 68,20 dB A and the average S/N ratio was + 3,20 dB A. The inclusion of tests in free field using sentences as stimulus, with and without competitive noise, after the basic audiological evaluation in a patient with hearing deficits, have brought answers broader than the skills to detect the presence of pure tones and to recognize isolated words. These tests assess the patient as a whole, simulating communicative situations as well as providing data about skills and limitations of each person which determine his/her communication capacity.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação audiológicapor
dc.subjectReconhecimento de falapor
dc.subjectRuídopor
dc.subjectAudiological assessmenteng
dc.subjectSpeech recognitioneng
dc.subjectNoiseeng
dc.titleReconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído, em campo livre, em indivíduos portadores de perda auditiva neurossensorial de grau moderadopor
dc.title.alternativeSentences recognition in quiet and in noise, in free field, of individuals with neurosensorial hearing loss of moderate leveleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNa rotina clínica do audiologista, a cada dia tornam-se mais freqüentes as queixas de dificuldade de compreensão de fala em ambiente ruidoso. Testes audiológicos que utilizam sentenças como estímulo, tem sido objeto de pesquisa, pois além de verificarem a real habilidade auditiva do paciente, proporcionam uma aproximação direta com situações de comunicação e fornecem informações que vão orientar a conduta mais adequada a ser indicada para o indivíduo com queixa de distúrbios de audição. O objetivo desta pesquisa foi determinar os limiares de reconhecimento de sentenças em campo livre, com a presença e ausência de ruído competitivo, em um grupo de indivíduos portadores de perda auditiva neurossensorial de grau moderado. Foram avaliados 50 indivíduos, sendo 27 homens e 23 mulheres, com idades entre 45 e 76 anos. Inicialmente, realizou-se anamnese, meatoscopia, audiometria tonal liminar, pesquisa do LRF e do IPRF. Posteriormente, utilizando o teste Listas de Sentenças em Português (LSP, 1998), realizou-se inicialmente a pesquisa dos LRSS e a seguir o LRSR, com um nível fixo de ruído de 65 dB A. O LRSS médio obtido foi de 60,90 dB A, o LRSR médio encontrado neste mesmo grupo foi de 68,20 dB A e a média das relações S/R encontrada foi de + 3,20 dB A. A inclusão dos testes em campo livre, utilizando sentenças como estímulo, com e sem a presença de ruído competitivo, após a avaliação audiológica básica, em indivíduo com distúrbio da audição possibilita a obtenção de respostas que vão além das habilidades para detectar a presença de tons puros e reconhecer palavras isoladas. Estes testes avaliam o indivíduo como um todo, simulando situações de comunicação, fornecendo dados sobre as habilidades e limitações de cada indivíduo, que determinam a sua capacidade de comunicação.por
dc.contributor.advisor1Costa, Maristela Julio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5004340831068086por
dc.contributor.referee1Menegotto, Isabela Hoffmeister
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797401Z2por
dc.contributor.referee2Rossi, ângela Garcia
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708676D3por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6855360724064370por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor


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