Mostrar registro simples

dc.creatorDeuschle, Vanessa Panda
dc.date.accessioned2017-02-06
dc.date.available2017-02-06
dc.date.issued2009-03-12
dc.identifier.citationDEUSCHLE, Vanessa Panda. Comparative analysis of textual performance in student of fourth and fifth grade of elementary school with and without complaint of desabilities in writing language. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6447
dc.description.abstractThis research examines the textual performance, in understanding and production, of 42 subjects of the fourth and fifth grades with (21 subjects) and without (21 subjects) complaints of desabilities/disorder of writing language, who attended two municipal schools of Santa Maria. Try to relate those performances with practices of literacy at home and school. The study also interviewed Portuguese teachers and their studants to observe their criteria for evaluating the textual performance and identification of subjects with low performance, which attach suspicion of desabilities/disorder of writing language. The results showed a general low textual performance, as much in the group with as without complaint of disability/disorder. There was, however, the worst performing in group with complaints on aspects as acceptability and progression in both grades, and intent, situational and repetition only in fourth grade. Students of both groups had low textual performance in comprehension. Teachers differ about the focus of textual work. While the teacher at a school more focused on textual progressing, the teacher of another school more formal aspects such as spelling. It was concluded that the textual work is focused so partial in schools and in the family. The data suggest that there are major environmental problems that must be solved so that the subjects can progress in their textual performance and which get doubts about about writing disorders diagnostics as dyslexia in the studied cases.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDistúrbio/dificuldade de leitura e escritapor
dc.subjectTextopor
dc.subjectPráticas de letramentopor
dc.subjectWriting and reading disorder/desabilitieseng
dc.subjectTexteng
dc.subjectPractices of literacyeng
dc.titleAnálise comparativa do desempenho textual de estudantes de quarta e quinta séries do ensino fundamental com e sem queixa de dificuldades na linguagem escritapor
dc.title.alternativeComparative analysis of textual performance in student of fourth and fifth grade of elementary school with and without complaint of desabilities in writing languageeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa o desempenho textual, em compreensão e produção, de 42 sujeitos de quarta e quinta séries do ensino fundamental,1 com (21 sujeitos) e sem (21 sujeitos) queixas de dificuldade/distúrbio na linguagem escrita, que freqüentavam duas escolas municipais de Santa Maria. Busca-se relacionar os referidos desempenhos com práticas de letramento familiar e escolar. O estudo também entrevistou dois professores de português dos alunos para observar seus critérios de avaliação do desempenho textual e de identificação de sujeitos com suspeita de dificuldade/distúrbio de linguagem escrita. Os resultados demonstraram baixo desempenho textual geral, tanto no grupo com queixa quanto no grupo sem queixa de dificuldade/distúrbio. Houve, no entanto, desempenho pior do grupo com queixa de dificuldade/distúrbio em linguagem escrita em aspectos como aceitabilidade e progressão, em ambas as séries, e intencionalidade, situacionalidade e repetição exclusivamente na quarta série. Ambos os grupos apresentaram baixo desempenho na compreensão textual. Os professores diferiram quanto ao foco de trabalho textual. Enquanto o professor de uma escola enfocava mais a progressão textual, a professora da outra escola abordava mais os aspectos formais como a ortografia. Concluiu-se que o trabalho textual é enfocado de modo parcial nas escolas, delineando práticas insuficientes de letramento na sala de aula e na família. Sugerem que há dificuldades ambientais importantes que devem ser sanadas, para que os sujeitos evoluam em seu desempenho textual, o que coloca em questão diagnósticos de distúrbios como a dislexia nos casos estudados.por
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Paula Ramos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7859963389320763por
dc.contributor.referee1França, Marcio Pezzini
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9341418051220556por
dc.contributor.referee2Mezzomo, Carolina Lisbôa
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3084638267716841por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3114736735070546por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples