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dc.creatorSouza, Débora Vidor e
dc.date.accessioned2010-02-11
dc.date.available2010-02-11
dc.date.issued2009-12-11
dc.identifier.citationSOUZA, Débora Vidor e. ARTICULATORY AWARENESS IN CHILDREN WITH NORMAL AND DEVIANT PHONOLOGICAL DEVELOPMENT. 2009. 99 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6465
dc.description.abstractThe articulatory awareness is the part of phonological awareness which is responsible for the distinction of different articulation points of speech sounds. This ability, in addition to improving the perception and production of speech, facilitates learning of an alphabetic writing system. This study aimed to analyze the development of articulatory awareness skills in children with normal phonological development and to verify the articulatory awareness skills of children with speech disorders, comparing them with children with normal phonological development. One hundred and twenty subjects participated of this study. They were students of preschool to first grade of elementary school, and had their articulatory awareness evaluated. Initially, the data of only ninety participants with normal phonological development were analyzed, with the aim of obtaining data about their skills development in articulatory awareness with normal phonological development. Subsequently, data from thirty subjects with speech disorders to thirty subjects with normal phonological development were compared. Based on the analysis of the results, we conclude that the performance in articulatory awareness improves with age and schooling. Female children present better performance than male children. The better is the performance in articulatory gesture perception tasks, the better will be the performance in articulatory gesture production tasks. Children with speech disorders have bigger difficulty in phonological awareness when compared to children with normal phonological development.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsciência fonoarticulatóriapor
dc.subjectDesvio fonológicopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectArticulatory awarenesseng
dc.subjectSpeech disorderseng
dc.subjectChildreneng
dc.titleA CONSCIÊNCIA FONOARTICULATÓRIA EM CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO FONOLÓGICO NORMAL E DESVIANTEpor
dc.title.alternativeARTICULATORY AWARENESS IN CHILDREN WITH NORMAL AND DEVIANT PHONOLOGICAL DEVELOPMENTeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA consciência fonoarticulatória é a parte da consciência fonológica responsável pela distinção dos diferentes pontos de articulação dos sons da fala. Essa habilidade, além de auxiliar a percepção e produção da fala, facilita a aprendizagem de um sistema de escrita alfabético. Os objetivos deste estudo foram analisar o desenvolvimento das habilidades em consciência fonoarticulatória de crianças com desenvolvimento fonológico normal e verificar as habilidades em consciência fonoarticulatória de crianças com desvio fonológico, comparando-as com crianças com desenvolvimento fonológico normal. Participaram desta pesquisa cento e vinte sujeitos da Educação Infantil e primeira série do Ensino Fundamental avaliados em consciência fonoarticulatória. Num primeiro momento foram analisados os dados de noventa participantes com desenvolvimento de fala normal, com o intuito de obter dados sobre o desenvolvimento das habilidades em consciência fonoarticulatória em condições normais de desenvolvimento de fala. Posteriormente, foram comparados os dados de trinta sujeitos com desvio fonológico com os de trinta sujeitos com desenvolvimento de fala normal. Com base na análise dos resultados obtidos, pôde-se concluir que a consciência fonoarticulatória é uma habilidade que se aprimora de acordo com a idade e com a escolaridade. Crianças do sexo feminino apresentaram melhor desempenho nessa habilidade se comparadas as do sexo masculino. Quanto melhor for o desempenho nas tarefas de percepção da consciência fonoarticulatória, melhor será o desempenho nas tarefas de produção da consciência fonoarticulatória. Crianças com desvio fonológico apresentam maior dificuldade em habilidades de consciência fonoarticulatória se comparadas a crianças com desenvolvimento fonológico normal.por
dc.contributor.advisor1Mota, Helena Bolli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793722U3por
dc.contributor.advisor-co1Santos, Rosangela Marostega
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730466Z3por
dc.contributor.referee1Mezzomo, Carolina Lisbôa
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779654H0por
dc.contributor.referee2Santos, Maria Thereza Mazorra dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723174E3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201802U5por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor


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