Relações entre consciência fonológica e vocabulário expressivo em crianças com desvio fonológico
Resumo
Os objetivos deste estudo foram investigar a relação entre consciência fonológica e vocabulário expressivo em crianças com desenvolvimento típico da linguagem e em crianças com desvio fonológico; comparar o desempenho de crianças com desenvolvimento típico da linguagem com o de crianças com desvio fonológico; verificar a influência da idade no desempenho destas habilidades e na relação entre elas. A amostra foi composta por 74 sujeitos divididos em dois grupos: 50 no grupo controle (crianças com desenvolvimento típico da linguagem) e 24 no grupo estudo (crianças com desvio fonológico). Estes grupos foram subdivididos conforme a faixa etária dos sujeitos, compondo o grupo controle: 12 crianças com cinco anos de idade, 27 com seis anos e 11 com sete anos. No grupo estudo: dez crianças com cinco anos, dez com seis anos e quatro com sete anos. Estes sujeitos realizaram testes para avaliar as habilidades em consciência fonológica e em vocabulário expressivo. Inicialmente, comparou-se o desempenho dos dois grupos (controle e estudo) de acordo com as faixas etárias. Posteriormente, foram analisados os sujeitos com desvio fonológico, nas três faixas etárias estudadas, a fim de verificar as correlações existentes entre consciência fonológica e vocabulário expressivo, bem como a influência da idade nestas correlações e no desempenho nos testes. Conforme os resultados encontrados, pode-se concluir que as crianças do grupo estudo de cinco e sete anos obtiveram um desempenho inferior ao grupo controle. Os sujeitos de seis anos não apresentaram diferenças significativas entre os grupos. As crianças de cinco anos dos dois grupos apresentaram dificuldades nas mesmas tarefas, exceto em detecção de fonema em início de palavra. E os sujeitos de seis e sete anos de ambos os grupos mostraram dificuldades apenas em vocabulário expressivo. Os achados também mostram que há relação entre algumas habilidades em consciência fonológica e vocabulário expressivo em crianças com desvio fonológico, nas diferentes idades. O desempenho nestas habilidades melhorou conforme o aumento da idade e a relação entre elas é maior quando as crianças são mais novas; quanto mais velhas as crianças vão ficando, tais habilidades vão se tornando mais independentes, diminuindo o número de correlações.