Mostrar registro simples

dc.creatorBeltrami, Luciane
dc.date.accessioned2011-09-26
dc.date.available2011-09-26
dc.date.issued2011-03-04
dc.identifier.citationBELTRAMI, Luciane. PUERPERAL MATERNAL ANXIETY AND RISK TO CHANGES IN CHILD DEVELOPMENT. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6496
dc.description.abstractThis research aimed at comparing the correlations between the absence or presence of risk indicators for child development and the presence or absence of maternal anxiety state, analyzing the relationship between difficulty in setting up the experience of motherhood and the presence of risk indicators for child development as well as interference or not socioeconomic, demographic, psychosocial and obstetrical. The methodology applied was to be quantitative descriptive character with casual comparison of the behavioral manifestations of the mother-baby interactive process. The sample consisted of 182 mother-infant dyads, those born at term or preterm, in a university hospital in the central region of Rio Grande do Sul, whose babies have passed through newborn hearing screening in the period from March to June 2010. We performed a interview, applied to the Beck Anxiety Scale (BAI) and the protocol IRDls and observed the interaction of the dyad. Statistical analysis was given by applying non-parametric tests. The results have shown a positive correlation between the presence of risk to infant development and maternal state anxiety. Also it was found that the presence of difficulties in forming the experience of motherhood correlated statistically with the presence of risk to child development. However, the risk to children's development is multifactorial, and the need to check the baby and constitutional aspects of the relationship to the environment, especially the mother, to analyze and decide on the clinical referral.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação humanapor
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopor
dc.subjectAnsiedade maternapor
dc.subjectInteração mãe-bebêpor
dc.subjectHuman communicationeng
dc.subjectDevelopmental psychologyeng
dc.subjectMaternal anxietyeng
dc.subjectOther-infant interactioneng
dc.titleAnsiedade materna puerperal e risco para alterações no desenvolvimento infantilpor
dc.title.alternativePuerperal maternal anxiety and risk to changes in child developmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivos analisar comparativamente as associações entre a ausência ou presença de índices de risco ao desenvolvimento infantil e presença ou ausência de estado ansioso materno; analisar a relação entre dificuldade na constituição da experiência da maternidade e a presença de índices de risco ao desenvolvimento infantil, bem como a interferência ou não de variáveis socioeconômicas, demográficas, psicossociais e obstétricas. A metodologia aplicada foi do tipo quantitativa descritiva, com caráter casual comparativo sobre as manifestações comportamentais do processo interativo mãe-bebê. A amostra foi constituída de 182 díades mães-bebês, nascidos a termo ou pré-termo, em um hospital universitário da região central do Rio Grande do Sul, que estavam realizando triagem auditiva neonatal no período de março a junho de 2010. Foi realizada uma entrevista, aplicada a escala de ansiedade de Beck (BAI) e o protocolo IRDIs e observada a interação da díade mãe-bebê. A análise estatística deu-se pela aplicação de testes não-paramétricos. Os resultados demonstraram que há uma correlação positiva entre presença de risco ao desenvolvimento infantil e estado materno ansioso. Também verificou-se que a presença de dificuldades na constituição da experiência da maternidade correlacionou-se estatisticamente com a presença de risco ao desenvolvimento infantil. Contudo, o risco ao desenvolvimento infantil é multifatorial, sendo necessário verificar os aspectos constitucionais do bebê e relacionais com o ambiente, sobretudo a mãe, para analisar e decidir acerca do encaminhamento clínico.por
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Paula Ramos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7859963389320763por
dc.contributor.advisor-co1Moraes, Anaelena Bragança de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4262448037922838por
dc.contributor.referee1Keske-soares, Marcia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2993790524055307por
dc.contributor.referee2Roso, Adriane
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5781004524826262por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6882397203204143por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples