Mostrar registro simples

dc.creatorSchirmer, Bruna de Franceschi
dc.date.accessioned2013-02-06
dc.date.available2013-02-06
dc.date.issued2012-04-06
dc.identifier.citationSCHIRMER, Bruna de Franceschi. Of the Balance in School Students. 2012. 56 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6528
dc.description.abstractThis research had the objective of proposing an otoneurological anamneses focused on children, and describing the profile of body balance in children from five to 13 years old, with the help of the "FOAM-LASER" Dynamic Posturography. This research included 253 children aged from five to 13 years, who attend public schools in Santa Maria RS; all of these individuals presented the Term of Free and Informed Consent signed by their parents or caretakers. After the permission of the school principals, an objective questionnaire was sent to school students and their parents. The questions were elaborated considering the literature on balance to investigate complaints related to the balance in school students. From the 253 subjects who answered to the questionnaires, 96 were submitted to the "FOAM-LASER" Dynamic Posturography, instrument which helps in the diagnosis of the change in postural balance; all data underwent statistical analysis. Considering the results related to these questionnaires, it was observed association between dizziness complaint and tendency to fall, sideways deviation when walking, difficulty playing, being very quiet, irritable, distracted, having trouble sleeping, fear of height, headache, having tinnitus, but listening well and presenting difficulty in learning, difficulty in reading, difficulty in writing, difficulty in understanding. These features can assist the diagnosis of childhood vestibular showing that this instrument can be adopted for such purpose. In relation to the results of "FOAM-LASER" Dynamic Posturography, it was verified that postural balance improved while children grew up and their systems matured. Furthermore, it is noted that the TOS III and VI are the ones that present greater variation during child development.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectTonturaeng
dc.subjectDesenvolvimento infantil
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectChild
dc.subjectDizziness
dc.subjectChild development
dc.subjectLearning
dc.titleDo equilíbrio em escolarespor
dc.title.alternativeOf the balance in school studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo propor uma anamnese otoneurológica voltada para crianças, e traçar o perfil do equilíbrio corporal em crianças de cinco a 13 anos, com auxílio da Posturografia Dinâmica FOAM-LASER . Participaram deste estudo 253 crianças com idades entre cinco a 13 anos de idade, que frequentam escolas municipais da cidade de Santa Maria RS, todas as crianças apresentaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido TCLE assinado por seus pais ou responsáveis. Após autorização dos diretores das escolas foram enviados aos escolares e a seus pais um questionário objetivo, sendo que as questões foram elaboradas com base na literatura sobre o equilíbrio para investigar queixas relacionadas ao equilíbrio em escolares. Dos 253 sujeitos, que responderam aos questionários, 96 foram submetidos à Posturografia Dinâmica FOAM-LASER , instrumento este que auxilia no diagnóstico da alteração do equilíbrio postural; todos os dados passaram por tratamento estatístico. Quanto aos resultados referentes aos questionários observou-se que houve associação entre a queixa de tontura e tendência a cair, desvio para os lados ao caminhar, dificuldade para brincar, ser muito quieto, irritado, desatento, ter sono agitado, medo de altura, dor de cabeça, ter zumbido, porém ouvir bem e apresentar dificuldade de aprendizagem, dificuldade de leitura, dificuldade de escrita, dificuldade de compreensão. Estas características podem auxiliar no diagnóstico da vestibulopatia na infância mostrando que este instrumento pode ser usado para este fim. Em relação aos resultados da Posturografia Dinâmica FOAM-LASER observou-se que o equilíbrio postural aprimorou-se a medida que a criança foi crescendo e os seus sistemas foram maturando. Ainda, nota-se que os TOS III e VI são aqueles que apresentam maior variação ao longo do desenvolvimento infantil.por
dc.contributor.advisor1Rossi, Angela Garcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2855158417172905por
dc.contributor.referee1Mezzomo, Carolina Lisbôa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3084638267716841por
dc.contributor.referee2Teixeira, Adriane Ribeiro
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3147833351413837por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8040793169006962por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples