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dc.creatorSavoldi, Angélica
dc.date.accessioned2013-08-14
dc.date.available2013-08-14
dc.date.issued2012-10-01
dc.identifier.citationSAVOLDI, Angélica. PHONOLOGICAL ASSESSMENT TOOL: VALIDATION OF CONTENTS. 2012. 136 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6539
dc.description.abstractIn the pediatric population, the speech disorder is one of the most frequent changes that involve human communication disorders. But, in this area, there is a significant shortage of formal and objective instruments available and suitable to evaluate and diagnose. The goals of an evaluation process just can be achieved when adequate tools and procedures are used. Thus, this study aims to validate an instrument of phonological assessment. In the first stage, a list of words was created, through vocabulary lists child and phonological assessment instruments most commonly used in PB. This list of 722 words was sent to 11 expert judges - three clinical speech therapists, five doctors in speech therapy and three doctors in linguistics that through chosen analysis and criteria, was possible to indicate the most appropriate words to compose the phonological assessment instrument. From these results, was calculated the Kappa agreement obtained between the groups of expert judges and created a new list of words with the most suitable ones. As a result of the previous step, 316 words were shown to be judged by not expert judges. These judges were 72 children, male and female, by public and private schools, aged between 3:0 and 8:11 years. They rated the word by familiarity and naming of the illustration. Words with highest number of correct naming were reanalyzed as theoretical-linguistic another list of words was created with 193 considered best words to make the instrument of child s phonological assessment.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFalapor
dc.subjectDistúrbios da falapor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectTranstorno da articulaçãopor
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectSpeech disorderseng
dc.subjectChildeng
dc.subjectArticulation disorderseng
dc.titleInstrumento de avaliação fonológica: validação de conteúdopor
dc.title.alternativePhonological assessment tool: validation of contentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNa população infantil, o desvio fonológico é umas das mais frequentes alterações que envolvem os distúrbios da comunicação humana. Porém, há uma escassez significativa de instrumentos formais e objetivos disponíveis e indicados para avaliação e diagnóstico na área da Fonoaudiologia. Sabemos que os objetivos de um processo de avaliação só podem ser atingidos quando instrumentos e procedimentos adequados são utilizados. Este estudo tem como objetivo realizar a validação do conteúdo de um instrumento de avaliação fonológica. Na primeira etapa, por meio de instrumentos de avaliação fonológica utilizados com mais frequência no PB e listas de vocabulário infantil, foi criada uma lista de palavras. Esta lista de 722 palavras foi enviada a 11 juízes especialistas três fonoaudiólogos-clínicos, cinco fonoaudiólogos doutores em linguística aplicada, e três linguistas doutores para que, através de análise e critérios escolhidos por eles, indicassem as palavras que julgassem mais adequadas para compor o instrumento de avaliação fonológica. A partir desses resultados, foi calculada a concordância Kappa obtida entre os grupos de juízes especialistas, e criada uma nova lista de palavras com as mais indicadas por eles. Como resultado da etapa anterior, 316 palavras foram ilustradas para serem julgadas pelos juízes não especialistas. Estes juízes eram 72 crianças do gênero feminino e masculino, de escolas pública e privada, com idade entre 3:0 e 8:11 anos. Os juízes não especialistas classificaram a palavra quanto à familiaridade e à eliciação, a partir da ilustração individual desta. As palavras com maior número de acertos quanto à familiaridade e eliciação foram posteriormente analisadas conforme referencial teórico-linguístico e, a partir daí, foi elaborada uma lista com palavras consideradas melhores para compor o instrumento de avaliação fonológica infantil, resultando num total de 193 palavras.por
dc.contributor.advisor1Keske-Soares, Marcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768009P6por
dc.contributor.referee1Mezzomo, Carolina Lisbôa
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779654H0por
dc.contributor.referee2Bonilha, Giovana Ferreira Gonçalves
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706067J6por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1820047661404139por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor


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