Mostrar registro simples

dc.creatorCioqueta, Elenara Pilar
dc.date.accessioned2007-05-07
dc.date.available2007-05-07
dc.date.issued2006-12-21
dc.identifier.citationCIOQUETA, Elenara Pilar. Effect of the musical learning in the hearing processing in scholars from seven to fourteen years old. 2006. 79 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6561
dc.description.abstractIt is known that the understanding of the speech is essential for a normal communication and it is dependent of the hearing abilities. Such abilities, among others, are fundamental for the understanding of the acoustic information, they depend on the perceptive ability of the sounds and each person's individual capacity. The capacity of acoustic interpretation can be perfected by the hearing training through the music. In general, the music plays an important part in the education, because it is through it that trains the perception and the discrimination of the most varied sounds (Benenzon,1985). The objective of this research is to compare the results of the evaluation of the hearing processing of two groups of scholars, one with musical experience and other inexperienced, both formed by 15 scholars. All of them were submitted to the anamnesis, visual inspection of the external acoustic meato, evaluation basic audiology (tonal audiometry preliminary-ATL, Threshold of Recognition of Speech-LRF, Percentile Index of Recognition of Speech-IPRF and Measures of Imitância Acoustics-MIA) and evaluation of the hearing processing (Staggered Spondaic Words-SSW, speech in the noise, Pitch Pattern Sequence-PPS and Duration Pattern Sequence-DPS). The results of the evaluation of the hearing processing were submitted to the statistical analysis through the no-parametric Test of Kruskal-Wallis. The rejection level for the nullity hypothesis was set in a smaller value or same to 5% (p <0,05). The following results were obtained: in relation to the tests SSW and speech in the noise, ECEM s group presented superior values, however no statistical significant, when analyzed the appraised ears. In relation to the DPS test, the same happened, however the form of the scholars answer was included (murmuring or nomination). For the PPS test, ECEM s group presented better results and statistical significant, so much for analysis of the appraised ears, as for the form of the scholars answer. Still, as results, it was observed in all the applied tests, that the answers of the group of ECEM were better and more clear, and the qualitative results differed significantly of the results ESEM s group. We concluded that the results of the evaluation of the hearing processing of the group of ECEM were superior to the results of the group of ESEM.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolarespor
dc.subjectTreinamento musicalpor
dc.subjectProcessamento auditivopor
dc.subjectScholarseng
dc.subjectMusical trainingeng
dc.subjectHearing processingeng
dc.titleEfeito da prática musical no processamento auditivo em escolares de sete a 14 anos de idadepor
dc.title.alternativeEffect of the musical learning in the hearing processing in scholars from seven to fourteen years oldeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoSabe-se que a compreensão da fala é essencial para uma comunicação normal e é dependente das habilidades auditivas. Tais habilidades, entre outras, fundamentais para a compreensão da informação acústica, dependem da habilidade perceptiva dos sons e da capacidade individual de cada pessoa. A capacidade de interpretação acústica pode ser aprimorada pelo treinamento auditivo através da música. A música desempenha um papel importante na educação em geral, pois é por meio dela que se treina a percepção e a discriminação dos mais variados sons (Benenzon, 1985). O objetivo desta pesquisa é comparar os resultados da avaliação do processamento auditivo de dois grupos de escolares: um com experiência musical e, outro, sem experiência, ambos formados por 15 participantes. Todas eles foram submetidos à anamnese, inspeção visual do meato acústico externo (MAE), avaliação audiológica básica (audiometria tonal liminar-ATL, limiar de reconhecimento de fala-LRF, índice percentual de reconhecimento de fala-IPRF e medidas de imitância acústica-MIA) e avaliação do processamento auditivo (Staggered spondaic words-SSW, fala no ruído, Pitch pattern sequence-PPS e Duration pattern sequence-DPS). Os resultados da avaliação do processamento auditivo foram submetidos à análise estatística através do Teste Não-Paramétrico de Kruskal-Wallis. O nível de rejeição para a hipótese de nulidade foi fixado em um valor menor ou igual a 5% (p < 0,05). Os seguintes resultados foram obtidos: em relação aos testes SSW e fala no ruído, o grupo de escolares com experiência musical (ECEM) apresentou valores superiores, porém não estatisticamente significantes, quando analisadas as orelhas avaliadas. Em relação ao teste DPS, o mesmo ocorreu, porém foi incluída a forma de resposta dos escolares (murmúrio ou nomeação). Já para o teste PPS, o grupo de ECEM apresentou resultados melhores, estatisticamente significantes, tanto para análise das orelhas avaliadas, quanto para a forma de resposta dos escolares. Ainda, como resultados, observa-se em todos os testes aplicados, que as respostas do grupo de ECEM foram melhores e mais claras, de modo que os resultados qualitativos diferiram significativamente dos resultados do grupo de escolares sem experiência musical (ESEM). Concluí-se que os resultados da avaliação do processamento auditivo do grupo de ECEM foram superiores aos resultados do grupo de ESEM.por
dc.contributor.advisor1Costa, Maristela Julio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5004340831068086por
dc.contributor.referee1Mezzomo, Carolina Lisbôa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3084638267716841por
dc.contributor.referee2Rossi, Ângela Garcia
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2855158417172905por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1069667309077944por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples