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dc.creatorStefanello, Flavio Junior
dc.date.accessioned2016-10-14
dc.date.available2016-10-14
dc.date.issued2016-07-15
dc.identifier.citationSTEFANELLO, Flavio Junior. UNIVERSITY-ENTERPRISE INTERACTION IN UNIVERSITY FEDERAL SANTA MARIA: A CHARACTERIZATION FROM THE DIRECTORY DATA CNPQ RESEARCH GROUPS (2002-2010). 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6630
dc.description.abstractThe study aims to present a characterization of the university-business interaction at the Federal University of Santa Maria (UFSM), with emphasis in the areas of knowledge that more had that kind of relationship. From a Schumpeterian or evolutionary approach, it is considered that innovations are key to economic development. Thus, we tried to identify to what extent the interaction university company in UFSM, has shown characteristics associated with activities that have innovative potential based on data available by the Research Groups Directory of the National Research Council (CNPq), period, 2002 to 2010. we find that the UFSM achieved a growth percentage in their interactions with companies similar to the Brazilian level in 2002, however, during the decade, this growth was superior to the 2010 census, which returned to match. Compared to the state of RS, only in 2006, UFSM, obtained percentage of growth higher than the state. Large areas of Agrarian Science and Engineering knowledge, were the most presented university-industry interaction in UFSM, representing 45.18% of all research groups in 2010. These areas also predominated at the state and national level. With regard to the relationship types, the predominant Science Research relationships considerations immediate results and transfer technology developed by the group to the partner. In Agricultural Sciences, Agronomy was the owner of the largest number of university-industry interaction in Engineering, Computer Science. The results obtained, it can be inferred that the relationship between academic research of Agronomy and Computer Science at the UFSM, and innovative activities in the companies submitted a localized character, since in both areas 50% of interactions occur in same university town, and about 90% in the same state. The innovative point of view, the university-company interactions at UFSM, in the case of Agronomy and Computer Science, presented innovative potential, but rather contributed to the technological development. As regards the academic point of view, the university-industry interactions contributed mainly to the expansion of knowledge, because it made possible the development of various works of course completion, master's theses and doctoral dissertations.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectUniversidade-empresapor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectInteractioneng
dc.subjectUniversity-companyeng
dc.subjectInnovationeng
dc.titleA interação universidade-empresa na Universidade Federal de Santa Maria: uma caracterização a partir dos dados do diretório de grupos de pesquisa do CNPq (2002-2010)por
dc.title.alternativeUniversity-enterprise interaction in University Federal Santa Maria: a characterization from the directory data CNPq research groups (2002-2010)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO trabalho busca apresentar uma caracterização da interação universidade-empresa na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com ênfase nas áreas do conhecimento que mais apresentaram esse tipo de relacionamento. A partir de uma abordagem schumpeteriana ou evolucionária, considera-se que as inovações são fundamentais para o desenvolvimento econômico. Dessa forma, procurou-se identificar em que medida a interação universidade empresa na UFSM, tem apresentado características associadas a atividades que possuem potencial inovativo com base nos dados disponíveis pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), do período, de 2002 a 2010. Identifica-se que a UFSM obteve um percentual de crescimento em suas interações com as empresas similar ao nível brasileiro. Em comparação com o estado do RS, apenas no ano de 2006, a UFSM, obteve percentual de crescimento superior ao do estado. As grandes áreas do conhecimento de Ciência Agrária e Engenharias, foram as que mais apresentaram interação universidade-empresa na UFSM, representando 45,18% do total de grupos de pesquisa em 2010. Essas áreas também predominaram a nível estadual e nacional. No que se refere aos tipos de relacionamento, predominou os relacionamentos de Pesquisa científica com considerações de uso imediato dos resultados e a de Transferência de tecnologia desenvolvida pelo grupo para o parceiro. Nas Ciências Agrárias, a Agronomia foi a detentora do maior número de interação universidade-empresa, nas Engenharias, a Ciência da Computação. Pelos resultados apurados, pode-se inferir que as relações entre a pesquisa acadêmica da área de Agronomia e da Ciência da Computação da UFSM, e as atividades inovativas nas empresas apresentaram um caráter localizado, uma vez que nas duas áreas 50% das interações ocorre na mesma cidade da universidade, e cerca de 90% no mesmo estado. Do ponto de vista inovativo, as interações universidade-empresa na UFSM, em se tratando da Agronomia e da Ciência da Computação, apresentaram potencial inovativo, mas que pouco colaborou para o desenvolvimento tecnológico. No que se refere ao ponto de vista acadêmico, as interações universidade-empresa colaboraram, principalmente, para a ampliação do conhecimento, pois possibilitou a elaboração de diversos trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Adriano José
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4388652759804069por
dc.contributor.referee1Rohenkohl, Júlio Eduardo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1171683006014352por
dc.contributor.referee2Lopes, Herton Castiglioni
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8849890515327689por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9335133098897507por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEconomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimentopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor


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