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dc.creatorCaramês, Aline de Souza
dc.date.accessioned2015-02-26
dc.date.available2015-02-26
dc.date.issued2014-04-14
dc.identifier.citationCARAMÊS, Aline de Souza. TIGHTROPE TEACHERS: CIRCUS ACTIVITIES IN THE INITIAL FORMATION AS PHYSICAL EDUCATION SUBJECT. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6717
dc.description.abstractThis study started from the experiences with circus activities at school environment with the intention to take them to the university. It had as the main objective to verify the contributions and effects that the circus activities offered in an initial formation to physical education teachers and to the school students, which are taught by academics that are working as trainees. The methodology characterized as participating research that had a work proposal done with 10 academics of the physical education center of Santa Maria Federal University from the bachelor‟s degree, matriculated in the III Managed Curricular Trainee subject (elementary students). They participated from 12 reflexive meetings with theoretical and practical subjects about circus activities. At the same time the trainees had the opportunity to teach circus activities in their trainings. By the end they were submitted to an interview about the importance to work with this subject in the physical education. The trainees found some positives aspects as the help in the planning, student motivation s, increase and valorization of the physical education, expressiveness improvement and an establishment of social relations with the practices. They found some difficulties that were opposition in the school environment, difficulties to deal with some students, the lack of some adequate materials and a little time of formation. It is possible to conclude that the subject appropriation was relevant to the initial formation that makes possible the knowledge amplification of the future teachers related to the corporal practices.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtividades circensespor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopor
dc.subjectSéries/anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectCircus activitieseng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectManaged curricular trainingeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectInitial formationeng
dc.titlePROFESSORES NA CORDA BAMBA: AS ATIVIDADES CIRCENSES NA FORMAÇÃO INICIAL ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICApor
dc.title.alternativeTIGHTROPE TEACHERS: CIRCUS ACTIVITIES IN THE INITIAL FORMATION AS PHYSICAL EDUCATION SUBJECTeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO estudo partiu de experiências com Atividades Circenses do ambiente escolar na intenção de levá-las para a universidade e teve como objetivo verificar as contribuições e repercussões que as Atividades Circenses ofereceram à formação inicial de professores de Educação Física e aos alunos da escola em que acadêmicos atuaram como estagiários. A metodologia caracterizou-se como pesquisa participante que teve uma proposta de trabalho realizada com 10 acadêmicos do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM) do curso de licenciatura, matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III (Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Esses participaram de 12 encontros reflexivos com conteúdos teóricos e práticos referentes a Atividades Circenses. Concomitantemente, os estagiários tiveram a possibilidade de ministrar aulas com Atividades Circenses em seu estágio. Ao final foram submetidos a uma entrevista sobre a relevância da inserção desses conteúdos na Educação Física. Estes encontraram alguns aspectos positivos como auxílio no planejamento, motivação dos alunos, a ampliação e valorização da Educação Física, melhoras na expressividade e estabelecimento de relações sociais com as práticas. E alguns dos aspectos que encontraram dificuldades foram a resistência encontrada no meio escolar, dificuldades no tratamento com alunos, falta de materiais adequados e pouco tempo de formação. Concluímos que a apropriação dos conteúdos foi relevante para a formação inicial, o qual possibilitou a ampliação do conhecimento dos futuros professores em relação às práticas corporais.por
dc.contributor.advisor1Krug, Hugo Norberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779485Z7por
dc.contributor.referee1Sawitzki, Rosalvo Luis
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0185565372906256por
dc.contributor.referee2Bortoleto, Marco Antonio Coelho
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8517706988302686por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7058372909420101por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor


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