Mostrar registro simples

dc.creatorBruggemann, Carolina Fajardo Valente Pagliarin
dc.date.accessioned2011-03-15
dc.date.available2011-03-15
dc.date.issued2010-12-06
dc.identifier.citationBRUGGEMANN, Carolina Fajardo Valente Pagliarin. SIGNIFICADOS DA FORMAÇÃO NUM CURRÍCULO COM ÊNFASE EM SAÚDE PÚBLICA PARA O/A ESTUDANTE DE ENFERMAGEM. 2010. 92 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7331
dc.description.abstractThis research aimed to understand the meanings of education, with emphasis on public health to nursing students. Motivated by my worries, while nurse-teacher, I looked at the qualitative approach of Maurice Merleau-Ponty phenomenology as a theoretical and philosophical support and in Paul Ricoeur phenomenologicalhermeneutics, the necessary support to the organization of empirical data. To meet our objective we interviewed 13 students, between December 2009 and March 2010. The meanings of training, in a curriculum with a public health emphasis, have emerged of how each student is facing this experience in nursing. Thus, in this study, the themes and sub-themes were revealed from the meeting with one another, as follows: Self-perception as a nurse and Perception of the training (care in the spaces of healing and in the areas of prevention). The search for the meaning of training the student brought the visibility of large gaps: a) lack of joint training strategies. b) Interaction of an integrated education, intending in the end, train nurses to meet the needs of the population; to insert in their care practices conceptions of the Brazilian health system. Strengthening in this way the national policies on health care. Without professionals who know and understand these policies, we always keep the fragmentation of care, leaving out the articulating role of the system: the comprehensive care.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectNursingeng
dc.subjectNursing educationeng
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectEducação em enfermagempor
dc.titleSignificados da formação num currículo com ênfase em saúde pública para o/a estudante de enfermagempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender os significados da formação, com ênfase em saúde pública, para o estudante de enfermagem. Motivada pelas minhas inquietações, enquanto enfermeira-docente, busquei na pesquisa qualitativa a abordagem da Fenomenologia em Maurice Merleau-Ponty como referencial teóricofilosófico e, na Hermenêutica-fenomenológica de Paul Ricoeur, o suporte necessário para fundamentar a organização dos dados empíricos. Para atender o objetivo proposto foram entrevistados 13 estudantes, no período de dezembro de 2009 e março de 2010. Os significados da formação, num currículo com ênfase em saúde pública, emergiram a partir de como cada estudante experiencia esta vivência existencial na enfermagem. Desta forma, neste estudo, os temas e sub-temas foram desvelados a partir do encontro com o outro, conforme segue: Percepção de si como enfermeiro e Percepção da formação (cuidado nos espaços de cura e cuidado nos espaços de prevenção). Os estudantes desvelam-se como um corpo encarnado; se reconhecem como enfermeiro; percebem a possibilidade de crescimento profissional e pessoal; consideram-se preparados para o mundo da enfermagem diante de uma perspectiva preventiva; sentem fragilidade quanto ao mundo tecnológico, percebido como mundo do hospital; compreendem a proposta de formação com ênfase em saúde pública e não percebem a hierarquização do sistema. A busca pelo significado da formação ao estudante trouxe a visibilidade de lacunas: a) falta de estratégias conjuntas de formação. b) Interação de uma proposta integrada de ensino, pretendendo, ao final, formar profissionais enfermeiros que atendam às necessidades da população; que insiram em suas práticas assistenciais as concepções de sistema de saúde brasileiro. Fortalecendo, desta forma, as políticas nacionais de atenção à saúde. Sem profissionais que saibam e compreendam tais políticas, mantemos a fragmentação do cuidado, deixando de fora o papel articulador do sistema: a integralidade do cuidado.por
dc.contributor.advisor1Terra, Marlene Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0373218283700156por
dc.contributor.referee1Kruse, Maria Henriqueta Luce
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3407332437561237por
dc.contributor.referee2Padoin, Stela Maris de Mello
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6899455553008245por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175072456880738por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEnfermagempor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples