Educação permanente em saúde como um espaço intersseçor de uma residência multiprofissional: estudo de caso
Resumen
A pesquisa teve como objetivo geral descrever como a Educação Permanente em Saúde é
desenvolvida pelos profissionais da residência multiprofissional e como objetivos específicos:
identificar a percepção dos profissionais integrantes da RMIS sobre a EPS; apreender como a
EPS é desenvolvida no cotidiano destes profissionais e compreender como a EPS permeia a
formação dos residentes. Caracterizou-se pela abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso a
qual foi realizada em um hospital de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul com
dezessete profissionais integrantes da Residência Multiprofissional Integrada em Sistema
Público de Saúde. Os dados foram coletados no período de janeiro a maio de 2012 por meio de
análise documental, observação sistemática e entrevista semiestruturada. Foram respeitados
todos os aspectos éticos das pesquisas com seres humanos pautados na Resolução 196/96 do
Conselho Nacional de Saúde. A organização e o processamento
dos dados foram realizados com
o uso do Software Atlas Ti 6.2. A análise dos dados ocorreu mediante á Análise de Conteúdo
Temática de Minayo que evidenciou três categorias: percepção dos profissionais integrantes da
RMS acerca da educação permanente em saúde; RMIS como espaço intersseçor para o
desenvolvimento da EPS e EPS como dispositivo de formação de profissionais em saúde na
RMIS. Os resultados apontaram para a compreensão dos integrantes da residência
multidisciplinar acerca educação permanente em saúde para além de uma ação estratégica.
Também, evidenciam para a identificação da residência multidisciplinar como um espaço
intersseçor que permeia a formação do residente pautada nos conceitos da Educação Permanente
em Saúde o qual possibilita reflexão das suas práticas articulando as esferas de atenção e gestão,
bem como buscando a integração entre teoria e prática e do agir multiprofissional como
produtores de ações de saúde. Conclui-se que há necessidade de novas pesquisas com maior
aprofundamento e sob outros espaços da manifestação da EPS.
OBSERVAÇÃO: Na página 13 da referida Dissertação está a explicação da palavra "intersseçor" estar escrita desta forma.