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dc.creatorKirchhof, Raquel Soares
dc.date.accessioned2014-02-24
dc.date.available2014-02-24
dc.date.issued2013-03-26
dc.identifier.citationKIRCHHOF, Raquel Soares. STRESS, COPING, BURNOUT SYNDROME, DEPRESSIVE SYMPTOMS AND HARDINESS IN NURSING PROFESSORS. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7383
dc.description.abstractThis research has the objective to relate stress, coping, Burnout Syndrome, depressive symptoms and Hardiness in nursing professors. The hypothesis is that professors with Hardiness personality present low stress is opposed to depressive symptoms and the occurrence of Burnout Syndrome. It is a transversal analytical study with a quantitative approach, developed with 108 (61,36%) nursing professors of Rio Grande do Sul Federal Universities: Santa Maria Federal University, Rio Grande Federal University Foundation, Porto Alegre Federal University of Health Sciences, Rio Grande do Sul Federal University, Pelotas Federal University, Pampa Federal University, Northern Superior Education Center-RS. A compound protocol with an application form was used to collect data. This protocol focused on socio-demographic and professional information, level of stress at work, coping strategies inventory, Maslach Inventory Burnout, Beck depression inventory and Hardiness Scale. The data collection was done between April and June, 2013. The data analysis was developed with the help of the Statistical Package for Social Science software (SPSS, version 17.0), through a descriptive and bivariate statistics. It has been identified 58,33% of professors with Hardiness Personality, 6,48% with high stress, who used coping strategies focused on emotion, such as Social Support . Also 1,85% of the population investigated presented some indication of Burnout Syndrome and 2,78% showed a suggestive indication of depression. Correlating the constructs, it has been verified that professors with Hardiness Personality present significant negative correlation with low stress, depressive symptoms, and the subscales of Burnout. In this sense, the hypothesis of this study can be confirmed. Considering the fact that the Hardiness Personality can be apprehended, it is suggested that the higher education institutions mobilize themselves in order to subsidize the study of this personality and reduce the stressing processes, improving the professors quality of work and life.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectDocentes de enfermagempor
dc.subjectEstresse psicológicopor
dc.subjectSaúde Ocupacionalpor
dc.subjectNursingeng
dc.subjectNursing professorseng
dc.subjectPsychological stresseng
dc.subjectOccupational Healtheng
dc.titleESTRESSE, COPING, SÍNDROME DE BURNOUT, SINTOMAS DEPRESSIVOS E HARDINESS EM DOCENTES DE ENFERMAGEMpor
dc.title.alternativeSTRESS, COPING, BURNOUT SYNDROME, DEPRESSIVE SYMPTOMS AND HARDINESS IN NURSING PROFESSORSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo relacionar estresse, coping, Síndrome de Burnout, sintomas depressivos e Hardiness em docentes de enfermagem. A hipótese é de que docentes com personalidade Hardiness apresentam baixo estresse, se opõem aos sintomas depressivos e a ocorrência da Síndrome de Burnout. Trata-se de um estudo analítico, transversal com abordagem quantitativa, realizado com 108 (61,36%) docentes de enfermagem de Universidades Federais do Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Santa Maria, Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Pampa, Centro de Educação Superior Norte - RS. Para a coleta de dados utilizou-se um Protocolo composto de Formulário contendo informações sociodemográfico e profissionais, Escala de Estresse no Trabalho, Inventário de Estratégias de Coping, Maslach Inventory Burnout, Inventário de Depressão de Beck e Escala de Hardiness. A coleta de dados ocorreu no período de abril a junho de 2013. A análise dos dados foi realizada no software Statistical Package for Social Science (SPSS, versão 17.0), por meio da estatística descritiva e bivariada. Identificou-se 58,33% dos docentes com Personalidade Hardiness, 6,48% com alto estresse, que utilizaram estratégias de coping focadas na emoção, tais como o Suporte Social . Da população acessada, 1,85% apresentou indicativo para Síndrome de Burnout; 2,78% apresentaram quadro sugestivo de depressão. Ao correlacionar os constructos, verificou-se que docentes com Personalidade Hardiness apresentam correlação negativa significativa com Baixo estresse, sintomas depressivos e subescalas de Burnout. Nesse sentido, confirma-se a hipótese deste estudo. E pelo fato da personalidade Hardiness poder ser apreendia, sugere-se que as instituições de ensino superior se mobilizem com vistas a fornecer subsídios para o aprendizado desta personalidade de maneira a amenizar os estressores percebidos e melhorar a qualidade de trabalho e de vida dos docentes.por
dc.contributor.advisor1Guido, Laura de Azevedo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770022P7por
dc.contributor.referee1Costa, Ana Lucia Siqueira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796537Z8por
dc.contributor.referee2Magnago, Tânia Solange Bosi de Souza
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770938E2por
dc.contributor.referee3Lopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721614Z9por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5929074945813965por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEnfermagempor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor


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