Mostrar registro simples

dc.creatorRaddatz, Michele
dc.date.accessioned2014-11-17
dc.date.available2014-11-17
dc.date.issued2014-04-30
dc.identifier.citationRADDATZ, Michele. Shares of Continuing Education in Health developed by teams of Primary Health Care. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7405
dc.description.abstractThe Health System aims to qualitatively meet the health needs of the population. However, to accomplish this service, the Permanent Health Education, has been used as an essential tool since it allows joint attention, training, management and social control to face the problems of different levels of care, including the Attention Ladies in Health because of this, this research aims to characterize the professional teams of primary Health Care; identify actions EPS developed by professional teams of Primary Health Care; describe the concepts of professional teams from Primary Health Care on EPS; identify the perceptions that professional teams of Primary Health Care have over the actions of EPS; analyze the possibilities and limits of development of EPS in teams of Primary Care in Health. This is a qualitative, exploratory and descriptive survey of 19 professionals from two teams of the Family Health Strategy in a city in Rio Grande do Sul in the period March-May 2013. Production data was through interviews individual semi-structured, recorded and transcribed. The research corpus was subjected to qualitative analysis. The ethical principles were respected according to Resolution Nº 196/96 and 466/12. After thematic analysis revealed three categories with their respective subcategories: Conceptions of professionals about the Permanent Health Education; Shares of Continuing Education in Health developed by the teams and triggering changes in everyday services; and Possibilities for the development of Continuing Education in Health team (Potentiating the actions of Continuing Education in Health and Limits for the development of actions of Continuing Education in Health Factors team). From the data analysis it became clear that professionals understand the Permanent Health Education and Continuing Education; actions developed are essentially excluding Continuing Education staff meetings and that these changes actually trigger the services; brings as a factor hampering the development of actions of Continuing Education in Health mainly the lack of human resources, lack of motivation and encouragement, as well as lack of physical infrastructure and high demand leading to lack of time for the development of education actions. It is hoped that these findings will contribute to that teams can potentiate the actions that have been developing for Continuing Education in Health and the management as well as training contributes to this tool is used as a qualifier of health services.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação continuadapor
dc.subjectPrograma saúde da famíliapor
dc.subjectPolítica de saúdepor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectFamily health programeng
dc.subjectHealth policieseng
dc.subjectNursingeng
dc.titleAções de educação permanente em saúde desenvolvidas por equipes de atenção básica em saúdepor
dc.title.alternativeShares of continuing education in health developed by teams of primary health careeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO Sistema Único de Saúde visa atender qualitativamente as necessidades de saúde da população brasileira. No entanto, para efetivar este atendimento, a Educação Permanente em Saúde, vem sendo utilizada como uma ferramenta essencial uma vez que permite articular a atenção, formação, gestão e controle social para o enfrentamento dos problemas dos diferentes níveis de atenção, entre eles a Atenção Básica em Saúde. Em virtude disto, esta pesquisa objetivou caracterizar os profissionais das equipes de Atenção Básica em Saúde; identificar as ações de EPS desenvolvidas por profissionais de equipes de Atenção Básica em Saúde; descrever as concepções de profissionais de equipes de Atenção Básica em Saúde sobre a EPS; identificar as percepções que os profissionais de equipes de Atenção Básica em Saúde possuem sobre as ações de EPS; analisar as possibilidades e limites do desenvolvimento da EPS nas equipes de Atenção Básica em Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva realizada com os 19 profissionais de duas equipes de Estratégia Saúde da Família de um município do Rio Grande do Sul no período de março a maio de 2013. A produção de dados foi por meio de entrevista semiestruturada individual, gravada e transcrita. O corpus da pesquisa foi submetida a Análise de Conteúdo Temática. Os preceitos éticos foram respeitados conforme a Resolução Nº 196/96 e 466/12. Pós-análise temática emergiram três categorias com suas respectivas subcategorias: Concepções dos profissionais acerca da Educação Permanente em Saúde; Ações de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas pelas equipes e o desencadeamento de mudanças no cotidiano dos serviços; e, Possibilidades para o desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde em equipe (Fatores potencializadores das ações de Educação Permanente em Saúde e limites para o desenvolvimento das ações de Educação Permanente em Saúde em equipe). A partir da análise dos dados evidenciou-se que os profissionais entendem a Educação Permanente em Saúde como Educação Continuada; as ações desenvolvidas são essencialmente de Educação Continuada exceto as reuniões de equipe e que estas acionam mudanças na realidade dos serviços; traz como fatores que dificultam o desenvolvimento de ações de Educação Permanente em Saúde principalmente a falta de Recursos Humanos, falta de motivação e incentivo, bem como falta de estrutura física e grande demanda levando a falta de tempo para o desenvolvimento de ações de educação. Espera-se que esses resultados contribuam para que as equipes possam potencializar as ações que já vem desenvolvendo em Educação Permanente em Saúde e para que a gestão bem como a formação contribua para que esta ferramenta seja utilizada como qualificador dos serviços em saúde.por
dc.contributor.advisor1Terra, Marlene Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700560T2por
dc.contributor.advisor-co1Nietsche, Elisabeta Albertina
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780077U3por
dc.contributor.referee1Weiller, Teresinha Heck
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785221T0por
dc.contributor.referee2Pivetta, Hedioneia Maria Foletto
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755978T4por
dc.contributor.referee3Neves, Eliane Tatsch
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778071H5por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3748967195907818por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEnfermagempor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples