Mostrar registro simples

dc.creatorGoulart, Carolina Tonini
dc.date.accessioned2015-04-22
dc.date.available2015-04-22
dc.date.issued2014-08-29
dc.identifier.citationGOULART, Carolina Tonini. STRESS AND BURNOUT SYNDROME IN NURSING STUDENTS. 2014. 52 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7421
dc.description.abstractUnderstanding the academic training as a pre-professional activity can be considered that college students live with stressors related to the profession and the academic environment. Thus, if students do not opt for effective strategies to cope with the wear, the permanence of stressors can lead to chronicity of stress and in the long term, the Burnout Syndrome. This study aims to determine the association between level of stress and Burnout Syndrome in nursing students from three universities. It is part of a project entitled Stress, Coping, Burnout, and Depressive Symptoms in Hardiness Learners and Teachers of Nursing, registered and approved with the Research Ethics Committee under nº 0380.0.243.000-10. It is an analytical, cross-sectional and quantitative research carried out from a database constructed with data from 571 nursing students from three institutions of higher education in Brazil, two in the Southeast region (one public and one private) and one in the region South (public). Data were collected and partially analyzed in 2011 and 2012, through the form for socio-demographic and academic characteristics of students, the Instrument for Assessing Stress in Nursing Students and the Maslach Burnout Inventory - Student Survey. To test the hypothesis of this study, the chi-square analysis will be performed. P values <0.05 were considered statistically significant, with a confidence interval of 95%. Observed the predominance of female students (84.21%), aged between 20 and 24 years (47.37%), single (74.43%), no children (81.09%) and reside with family (75.61%). Regarding the level of stress there was 55.40% of students in middle stress level and 24.74% indicative for Burnout Syndrome. In the association between level of stress and the occurrence of Burnout Syndrome showed statistically significant difference (p = 0.0380). On the association between stress levels in the areas and Burnout there is a significant statistical difference in the areas Professional Communication (p = 0.0297), and Activity Theory (p = 0.0434). The interaction with the stressors of training can lead to occurrence of burnout. Also we identified students in average level of stress without burnout, which may suggest that these students use strategies to minimize the stressors and thus avoid the syndrome.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEstudantes de enfermagempor
dc.subjectEstresse psicológicopor
dc.subjectSíndrome de Burnoutpor
dc.subjectNursingeng
dc.subjectNursing studentseng
dc.subjectPsychological stresseng
dc.subjectBurnout syndromeeng
dc.titleEstresse e síndrome de Burnout em discentes de enfermagempor
dc.title.alternativeStress and Burnout syndrome in nursing studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAo compreender a formação acadêmica como atividade pré-profissional pode-se considerar que os estudantes universitários convivem com estressores relacionados à profissão e ao ambiente acadêmico. Assim, se os acadêmicos não optarem por estratégias efetivas para enfrentar o desgaste, a permanência dos estressores pode levar a cronificação do estresse e, em longo prazo, à Síndrome de Burnout. Esse estudo tem como objetivo verificar a associação entre nível de estresse e a Síndrome de Burnout nos acadêmicos de enfermagem de três universidades brasileiras. É parte de um projeto intitulado Estresse, Coping, Burnout, Sintomas Depressivos e Hardiness em Discentes e Docentes de Enfermagem, registrado e aprovado junto Comitê de Ética em Pesquisa sob nº 0380.0.243.000-10. Trata-se de uma pesquisa analítica, transversal e quantitativa, realizada a partir de um banco construído com dados de 571 acadêmicos de enfermagem de três Instituições de Ensino Superior do Brasil, duas da região Sudeste (uma pública e uma privada) e uma da região Sul (pública). Os dados foram coletados e parcialmente analisados em 2011 e 2012, por meio do formulário para caracterização sociodemográfica e acadêmica dos discentes, do Instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem e do Maslach Burnout Inventory Student Survey. Para testar a hipótese deste estudo, foi realizada a análise de qui-quadrado. Valores de p<0,05 foram considerados estatisticamente significantes, com intervalo de confiança de 95%. Observou-se o predomínio de discentes do sexo feminino (84,21%), na faixa etária entre 20 e 24 anos (47,37%), solteiros (74,43%), sem filhos (81,09%) e que residem com a família (75,61%). Quanto ao nível de estresse verificou-se 55,40% dos estudantes em médio nível de estresse e 24,74% com indicativo para a Síndrome de Burnout. Na associação entre nível de Estresse e a ocorrência da Síndrome de Burnout observa-se diferença estatisticamente significativa (p=0,0380). Na associação entre níveis de estresse nos domínios do AEEE e Burnout verifica-se diferença significativamente estatística nos domínios Comunicação Profissional (p=0,0297) e Atividade Teórica (p=0,0434). O convívio com os estressores da formação pode levar a ocorrência de Burnout. Também identificou-se estudantes em médio nível de estresse sem Burnout, o que pode sugerir que estes estudantes utilizam estratégias de modo a minimizar os estressores e assim, evitar a síndrome.por
dc.contributor.advisor1Guido, Laura de Azevedo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5596501529376678por
dc.contributor.referee1Linch, Graciele Fernanda da Costa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4314635435676056por
dc.contributor.referee2Lopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1074372911061770por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4585580652846743por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEnfermagempor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples