Práticas de cuidado em uma unidade de saúde da família: contribuições para a formação de enfermeiros
Resumo
Objetivou-se conhecer as práticas de cuidado de enfermeiros em uma Unidade de Saúde da Família e sua contribuição para a reflexão da formação acadêmica do enfermeiro. A pesquisa delineou-se como estudo de caso de abordagem qualitativa. Utilizou-se um recorte de banco de dados coletado de fevereiro a julho de 2012. O cenário consistiu em uma Unidade de Saúde da Família do Município de Santa Maria/RS, com duas equipes básicas e uma equipe de saúde bucal. O recorte foi composto por entrevistas semiestruturadas com as enfermeiras, a observação participante com registros em diário de campo das práticas de cuidado e de buscas em documentos como atas de reuniões de equipe e relatórios de sistemas de informações. A análise e interpretação dos dados foram guiadas pela Proposta Operativa com dois momentos operacionais, exploratório e interpretativo. Em relação ao segundo momento, três etapas foram realizadas: a Ordenação dos Dados, com a organização do material em determinada ordem e realizada consoante à construção do banco de dados; a Classificação dos Dados, frente a leituras mais densas e exaustivas e utilizando como pano de fundo os atributos da Atenção Básica foi possível a construção de categorias analíticas; e a Análise Final, considerado um movimento dialético entre o material empírico ao teórico e vice-versa. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética, Protocolo no 1939/11, no qual a pesquisadora principal consentiu a utilização do banco de dados mediante assinatura do Termo de Autorização para Utilização do Banco de Dados. Os resultados foram apresentados em dois artigos. No primeiro, as práticas de cuidado analisadas em face do atributo de primeiro contato. A análise das práticas de cuidado possibilitou acenar à formação acadêmica a necessidade da interação da enfermagem com outras profissões, favorecendo que o graduando adquira habilidades para a atuação interdisciplinar e de trabalho em equipe. Além de estimular no graduando a abertura para novas sensibilidades com vista ao desenvolvimento de habilidades que se traduzam em atitudes de compreensão do outro e instigar a postura pró-ativa de modo que o graduando assuma sua participação autêntica no ato de conhecer e refletir sobre o que está naturalizado, construindo seu próprio caminho formativo. No segundo artigo, o enfoque foi ao atributo da longitudinalidade. Pautou-se às práticas de cuidado destinadas a situações específicas de determinados usuários em diferentes momentos da coleta de dados. Neste sentido, a formação deve oportunizar uma diversidade de cenários para que o graduando conheça outros contextos e as relações existentes entre as pessoas e seu entorno; Deve, também, incitar o desenvolvimento de habilidades embasadas em valores como a solidariedade, a responsabilização e a compreensão intersubjetiva das pessoas no qual o cuidado está endereçado; e, por fim, incentivar no graduando a compreensão da relação dialética entre os termos gerenciar e cuidar , e a relação direta deste com a qualidade do cuidado. Como efeitos desse novo viés formativo, tem-se a transformação das práticas de cuidado e, também, a formação de novos profissionais com consciência de coletividade, aptos a enfrentar a complexidade, ousados para inventar novas práticas e ético-sensíveis-políticos cujo modelo de atenção à saúde a ser alcançado seja o cuidado. Sinaliza-se que, ao se conhecer as práticas de enfermeiros, foi possível pensar caminhos cuja formação não perca de foco a centralidade no graduando, de modo a torná-lo protagonista e desafiá-lo a ser pró-ativo na construção do ser profissional e, consequentemente, na construção de uma identidade com o ser enfermeiro , destacando-se que novas pesquisas com este objeto devem ser realizadas.